Voltar para a tela anterior.

Estúdio da TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) passa a se chamar Jimmy Rodrigues

Uma placa foi descerrada em homenagem à trajetória do ex-presidente do Legislativo caxiense


O estúdio da TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) já tem nome oficial: Jimmy Rodrigues. Na manhã desta sexta-feira (05/12), em breve cerimônia, o presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, e familiares do ex-presidente da Câmara Municipal (1963) o homenagearam, por meio do descerramento de placa. Ele faleceu aos 87 anos, em 2013. O ato buscou reconhecer a contribuição de Jimmy, tanto com o Parlamento local quanto com a comunicação e jornalismo do município. O canal televisivo situa-se no subsolo da Casa.

De acordo com o presidente, a homenagem significou um tributo aos serviços prestados pelo jornalista. Ressaltou que, em 1996, como então secretário de Administração do governo do falecido ex-prefeito Mario David Vanin, Jimmy chegou a comandar a Prefeitura Municipal. "Nomes como o de Jimmy engrandecem, ainda mais, essa história de 122 anos da Câmara Municipal de Caxias do Sul", enalteceu Toigo. Em 2003, Jimmy havia recebido do Legislativo caxiense o título de Cidadão Emérito.

Filho de Jimmy, Paulo Rodrigues emocionou-se ao citar breves passagens da vida do homenageado. "Essa Casa fez parte da vida dele, onde ele se aposentou. Além de vereador, na 4ª legislatura (1960-1963), quando chegou a presidente no último ano, ele foi redator de anais", salientou. Paulo também aproveitou para recordar o carinho e o apreço que o seu pai tinha pelo então colega de 4ª legislatura, o falecido ex-vereador e ex-diretor-geral da Casa Mário Crosa, nome do espaço cultural da Câmara.

A atribuição do nome de Jimmy ao estúdio foi proposta pela Mesa Diretora da Casa e aprovada pelos vereadores, por unanimidade, na sessão ordinária de 20 de novembro deste ano. Ele se notabilizou como grande comunicador, tanto em veículos eletrônicos quanto impressos, incluindo as áreas de assessoria de imprensa e de gestão. Teve forte influência no campo político (ver currículo abaixo).

Além do vereador-presidente Gustavo Toigo, integram a Mesa Diretora do Legislativo caxiense os vereadores Flávio Cassina (vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier (secretário) e Edi Carlos Pereira de Souza (2º secretário).

 

ESTRUTURA DA TV CÂMARA CAXIAS DO SUL (Canal 16 da NET)

O espaço da TV Câmara é voltado à produção e à gravação de conteúdos legislativos e jornalísticos que tenham relação com a comunidade caxiense e à transmissão de programas, sessões ordinárias e demais reuniões parlamentares. A estrutura da TV Câmara está localizada no segundo subsolo do prédio do Parlamento Municipal e foi recentemente reformada. Na atual concepção de salas, conta com a seguinte divisão (11 espaços): duas salas de edição (sendo uma delas destinada à tradução de Libras), sala de suporte, redação, sala técnica, estúdio, sala de corte, sala de máster, camarim, recepção e banheiro.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE JIMMY RODRIGUES

Filho de Osvaldo Rodrigues e de Elphira Villas Boas Rodrigues, Jimmy Rodrigues nasceu em Caxias do Sul, no dia 31 de agosto de 1925. Casou com Zita Jandira Frizzo, 88 anos, com quem teve três filhos (Wilton Carlos Rodrigues, Paulo Roberto Rodrigues e Silvana Rodrigues) e quatro netos. Cursou o primário na Escola de Dona Odite de Oliveira, no Ginásio do Carmo e no Grupo Escolar José Penna de Moraes. Também foi aluno da Escola Complementar Duque de Caxias, no Curso de Formação de Professores.

Atividade jornalística: Jimmy Rodrigues atuou como jornalista e radialista. No ano de 2013, quando faleceu, iria completar 70 anos de atividade jornalística, tendo iniciado sua carreira em 4 de dezembro de 1943, no jornal "O Momento", de Emílio Fonini.  Atuou no Jornal "Correio Riograndense" e exerceu as funções de redator e diretor do "Pioneiro". Também foi um dos fundadores e primeiro editor do "Jornal de Caxias", além de correspondente do "Diário de Notícias" e do "Jornal do Comércio", de Porto Alegre. Jimmy dirigiu a sucursal de Caxias do Sul de "Última Hora" e de "Zero Hora". Exerceu as funções de editor, redator, colunista e gerente do jornal "A Época", e colaborou em diversos outros jornais e revistas do Estado e do país. Foi redator da Rádio Caxias e trabalhou nas rádios Independência, Difusora, São Francisco e Princesa,  além de colaborador da Televisão Caxias-Canal 8. Antes de falecer, era colaborador e colunista da "Revista Acontece".

Atuação pública e social: Elegeu-se vereador para a Câmara Municipal de Caxias do Sul em 8 de novembro de 1959, pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Assumiu a função na IV legislatura (1960-1963), tornando-se presidente da Casa em 1963. Em maio de 1980, a convite do então prefeito Mansueto Serafini Filho, foi assessor de imprensa do município. Posteriormente, em junho de 1982, assumiu o cargo de secretário-geral e, em agosto, foi designado para ser chefe de gabinete da Administração. Em 1984, a convite do então presidente Mario Vanin, foi diretor administrativo da Festa Nacional da Uva S.A., da qual, em 1965, havia sido secretário-executivo. Em 1996, como secretário de Administração do governo de Mario David Vanin, chegou a comandar a prefeitura. No livro A voz e a palavra: o fluir da vida sob o olhar do cronista, de autoria do próprio Jimmy, há o registro de que, na época, Vanin viajaria ao Exterior e tanto o vice-prefeito quanto o presidente da Câmara de Vereadores estavam licenciados, para concorrer às eleições, o que os impediria de assumir o cargo de prefeito. E, como não havia representante do Judiciário apto a assumir o município, Jimmy foi designado ao cargo de prefeito, no qual ficou por 10 dias. Em 2003, o jornalista recebeu do Parlamento caxiense o título de Cidadão Emérito.

Envolvimento comunitário: No esporte, foi um dos fundadores do Esporte Clube Juventus de Caxias do Sul. Integrou diretorias da Liga Caxiense de Futebol e exerceu funções na Justiça Desportiva da mesma liga. Recebeu diploma de Atleta Gaúcho pela participação nos IV Jogos Intermunicipais. Ao longo de sua carreira foi homenageado com várias condecorações e premiações.

Falecimento: O ex-vereador e jornalista caxiense Jimmy Rodrigues morreu aos 87 anos, em 2013. Faleceu às 13h15min de 9 de junho (domingo), no Hospital Saúde, em Caxias do Sul, vítima de insuficiência respiratória aguda.  O velório aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O sepultamento ocorreu no dia seguinte, em 10 de junho de 2013 (segunda-feira), às 15h, no Cemitério Público Municipal.

05/12/2014 - 11:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo