Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense concede Prêmio Caxias do Sul ao Instituto Hércules Galló

A entrega ocorreu na manhã desta terça-feira, durante a 6º edição do Programa Visitas Legislativas


A 6ª edição do Programa Visitas Legislativas proporcionou aos parlamentares caxienses a oportunidade de conferir a estrutura do Instituto Hércules Galló (IHG) e conhecer o projeto de implantação do Museu do Território de Galópolis.

Na manhã desta terça-feira (11/11), o presidente da Casa, Gustavo Toigo, e os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flávio Cassina/PTB, Kiko Girardi/PT, Pedro Incerti/PDT e Rafael Bueno/PCdoB foram recepcionados por José Galló e Renato Solio, neto e bisneto de Hércules Galló, respectivamente. Durante a visita, Toigo outorgou ao IHG o Prêmio Caxias do Sul, concedido a uma entidade ou pessoa anualmente.

Durante o passeio, o grupo conheceu a história da família. José Galló destacou a experiência de ter nascido naquela residência. Presidente das Lojas Renner, o neto de Hércules Galló destaca a importância histórica do conjunto arquitetônico para a comunidade. "Buscamos restaurar as casas com todo o cuidado e preservamos os mínimos detalhes, para que não se perdesse a proposta do meu avô quando a construiu em 1904", contou.

Durante a visita, os parlamentares assistiram à palestra da historiadora Tânia Tonet, uma das responsáveis pelo resgate histórico da família Galló. Tânia, que também é museóloga, está trabalhando no projeto que pretende instituir o Museu do Território de Galópolis na chamada Casa II. Ela salientou que a ideia do projeto é preservar um sítio histórico relevante para a história econômica e social regional, além de proporcionar melhorias para a comunidade. Conforme Tânia, além das residências Galló, a ideia é implementar totens informativos em diversos pontos turísticos da comunidade, entre eles, na Cascata Véu de Noiva, na Vila Operária, no Lanifício e na chamada "Árvore das Garças".

Renato Solio, responsável pelo instituto, explicou que o projeto do museu busca ocupar espaços da residência restaurada e tombada pelo Patrimônio Histórico que pertenceram ao seu antepassado. Solio detalhou a contribuição de Galló em termos de empreendedorismo no setor têxtil gaúcho, como fundador do Lanifício São Pedro, hoje denominado Cootegal (ainda em funcionamento). Ele prevê que a inauguração da segunda parte do projeto se dê ao longo de 2015, consolidando um núcleo de manutenção da memória material e imaterial de Galópolis.

Os vereadores ainda assistiram ao documentário "O Primeiro Raio de Sol", que mostra toda a trajetória realizada para restauração das residências da família Galló, além de trazer depoimentos dos familiares e também de pessoas da comunidade.

Toigo enfatizou a importância que o Instituto tem não só para a região de Galópolis, mas para todo o município. "Percebemos no Instituto Hércules Galló um resgate e uma defesa forte do patrimônio histórico da cidade. Temos presente o fator do empreendedorismo e de futuras ações culturais e educacionais com a participação da comunidade", pontuou.

 

Programa Visitas Legislativas

O Programa Visitas Legislativas é organizado pela Câmara Municipal e possibilita aos vereadores verificarem obras, serviços e projetos públicos em funcionamento ou em construção, em Caxias do Sul. Desde sua criação, neste ano, foram realizadas outras cinco edições.  Em maio, os parlamentares conferiram as estações de transbordo dos bairros Floresta e Imigrante, que integram o projeto de trânsito SIM Caxias.

Em julho, os parlamentares visitaram o Monumento Natural Palanquinho, no distrito de Criúva; em agosto, compareceram a unidades e serviços  coordenados pela Fundação de Assistência Social (FAS). Em 4 de setembro, verificaram o Rota Nova, projeto para reassentamento de famílias que vivem às margens da Rota do Sol (RSC-453), e o loteamento popular Campos da Serra. No último dia 1º de outubro, estiveram no aterro sanitário Rincão das Flores e na estação de tratamento de água (ETA) do Morro Alegre, em Vila Seca.

 

Quem foi Galló

Hércules Galló deixou a regiăo de Piemonte, na Itália, para inaugurar uma nova fase no desenvolvimento de Caxias do Sul. Ao chegar ao Vale Del Profondo, transformou a pequena vila de operários em um sólido núcleo da indústria têxtil no início do século XX. A influência do imigrante italiano foi tamanha que a antiga vila, hoje chamada Galópolis, carrega no nome uma homenagem ao padrinho empreendedor. 

 

11/11/2014 - 14:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo