Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa apresenta projeto que institui o Dia Municipal de Incentivo ao Uso de Bicicletas como Meio de Transporte

A proposta também cria o Dia Municipal do Ciclista, e caso aprovada, a data será comemorada anualmente no dia 25 de fevereiro


Um projeto de lei que institui o Dia Municipal de Incentivo ao Uso de Bicicletas como Meio de Transporte foi apresentado pelo vereador Jaison Barbosa dos Santos/PDT. Na sessão ordinária desta terça-feira (29/07), o vereador anunciou que sua proposta também cria o Dia Municipal do Ciclista em Caxias do Sul. O projeto do pedetista deverá passar pelo plenário para discussão e votação. Caso aprovada, a data será comemorada anualmente no dia 25 de fevereiro.

O vereador pontuou que o objetivo do projeto é conscientizar a população sobre os benefícios que o uso da bicicleta traz não só como meio de transporte alternativo, barato e não poluente, mas também para a saúde do ser humano. O pedetista salientou que o uso da bicicleta como meio de transporte vêm crescendo em Caxias do Sul. Além disso, destacou que a proposta pretende fazer de 25 de fevereiro um dia de conscientização e debate sobre o uso da bicicleta, onde se discuta políticas públicas para tornar Caxias do Sul uma cidade onde o ciclismo seja incentivado e viabilizado pelo poder público. Segundo Jaison, a prefeitura está buscando formas de ampliar o espaço para os ciclistas.

Jaison lembrou o episódio que ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre. Nesse dia, a capital foi palco de um episódio que chocou a população e teve repercussão mundial. Conforme o parlamentar, um motorista atropelou, deliberadamente, dezenas de ciclistas da Massa Crítica. O passeio do Massa Crítica ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo e reúne ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana.


29/07/2014 - 17:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo