Voltar para a tela anterior.

Vereador Flávio Dias destaca o cuidado dos tradicionalistas gaúchos com os animais em rodeios

Na opinião do parlamentar, não são mais aceitáveis casos de maus-tratos


O cuidado dos tradicionalistas gaúchos em relação aos animais durante os rodeios motivou o pronunciamento do vereador Flávio Dias/PTB, na sessão ordinária desta terça-feira (29/07). O parlamentar mencionou o 62º Congresso Tradicionalista Gaúcho e a 79ª Convenção Tradicionalista, realizados recentemente em Caxias. Entre os temas abordados nos encontros, segundo Dias, dois chamaram a atenção: o uso da carona de couro (uma manta que se coloca debaixo da sela do cavalo) que pode ser forrada com gel; e o laço do peão que pode ficar solto.

De acordo com Dias, diferentemente de algumas outras regiões do país, no Rio Grande do Sul, há cuidados com os animais em rodeios. "Nós adotamos critérios de proteção aos animais e o grande objetivo de encontros como esses dos tradicionalistas é a possibilidade de amplo debate. Tenho acompanhado rodeios e vejo que a preocupação dos gaúchos com os animais é muito grande, pois não há mais espaço para maus-tratos", frisou o parlamentar.

Dias também ressaltou o zelo e as providências adotadas pelo ex-vereador, coordenador da 25ª Região Tradicionalista e atual secretário municipal do Esporte e Lazer, Jó Arse, em um episódio em que uma égua teria precisado de ajuda em um rodeio promovido na cidade.

Além do empenho dos tradicionalistas, o vereador Flávio Dias elogiou o trabalho dos protetores dos animais e da promotoria que trata do assunto. O petebista lembrou, ainda, da existência da Lei Federal 10.519/2002, a qual dispõe sobre a promoção e a fiscalização da defesa sanitária animal durante a realização de rodeio.

De família tradicionalista, o vereador Renato Nunes/PRB comentou sobre as provas de gineteada. Na sua opinião, a doma primitiva não deveria ser aceitável. Ele sugere a doma racional. "Com meu pai e meus tios, aprendi a fazer a doma racional, com carinho e ganhando a confiança do animal, sem machucá-lo com tapas ou esporas", afirmou. No entender do republicano, nas gineteadas, teria de se mostrar o cuidado e o amor com os animais.

 

29/07/2014 - 17:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo