Voltar para a tela anterior.

Medalha Agricultor Destaque do Ano é entregue pelo Legislativo caxiense a Zanette e Cattuzzo

Os produtores rurais Maicon Felipe Zanette e Valceu Antonio dos Reis Cattuzzo foram homenageados durante sessão solene


Os vereadores aplaudiram a agricultura caxiense nesta quinta-feira (24/07). A sessão solene desta noite homenageou dois produtores rurais: Maicon Felipe Zanette, 30 anos, e Valceu Antonio dos Reis Cattuzzo, 46, receberam do Legislativo caxiense a medalha Agricultor Destaque do Ano. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Gustavo Toigo. No plenário, além das autoridades e dos parlamentares, diversos amigos dos agraciados prestigiaram a sessão.

O vereador Raimundo Bampi/PSB fez o pronunciamento em nome do Parlamento Municipal. O parlamentar elogiou e agradeceu o empenho dos homenageados. Em seguida, ressaltou as origens do colono, que nesta sexta-feira festeja a sua data. Segundo o vereador, tanto o Dia do Colono (25 de julho) quanto o Dia do Agricultor (28 de julho) e a homenagem da Câmara servem para refletir sobre o trabalho no campo e para comemorar. Bampi, que é oriundo do meio agrícola, também reafirmou sua preocupação com a falta de incentivos a quem vive da agricultura. "A nossa remuneração vem piorando dia a dia. Diversas leis são feitas para nos atrapalhar, porque, muitas vezes, são elaboradas por quem não conhece nossa realidade", criticou o vereador.

No instante em que parabenizou a categoria a qual também pertence, Bampi deixou uma sugestão à comunidade em geral: "Que bom seria se, amanhã (Dia do Colono), cada cidadão, ao sentar à mesa, no almoço ou jantar, meditasse sobre a origem do alimento, de onde ele vem", frisou.

Os homenageados revelaram se sentir muito felizes trabalhando na área rural. Maicon tem 30 anos e reside em Fazenda Souza. Engenheiro agrônomo de formação, é gerente da empresa Zanette Agronegócio. Os pomares de maçã, pera, caqui e pêssego sob seu cultivo ficam no distrito de Vila Oliva. Em poucas palavras, Maicon externou seus agradecimentos e elogiou o pai, Daniel José Zanette, que também já recebeu o título de Agricultor Destaque do Ano em 2010. "Gosto de olhar os bons exemplos e trazê-los para a vida. Um desses exemplos é o meu pai, a quem sou muito grato", afirmou Maicon.

A família e a relevância da produção vinda da pequena propriedade foram pontos ressaltados por Valceu em seu discurso. Aos 46 anos, ele reside na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Vila Seca. Além de viticultor desde muito jovem, é sócio numa granja onde cria matrizes de perus. "É uma alegria receber essa medalha e representar a agricultura familiar. Cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil vêm da agricultura familiar. Cito como exemplo a nossa propriedade, que é humilde e muito produtiva. Nosso trabalho é minucioso e requer muitos cuidados", relatou o avicultor.

Valceu listou vários agradecimentos, destacando, principalmente o apoio da mulher, Maria de Fátima da Silva Cattuzzo, do filho William, da irmã Marinês Antonia dos Reis Cattuzzo e dos pais que estavam na plateia: seu José, 85 anos, e Eredi, 80. "Todas as conquistas, na nossa propriedade, só aconteceram porque vocês estão comigo. Nada seria possível se eu não tivesse estrutura familiar", emocionou-se.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Araí Horn, se manifestou em nome do prefeito Alceu Barbosa Velho. Ele cumprimentou os homenageados, ressaltando a importância do trabalho que desempenham e a facilidade com que se adaptaram às novas tecnologias em suas respectivas terras. Horn pontuou a capacidade produtiva do Brasil na área rural, considerando que, no passado, o país precisou importar muitos alimentos e, hoje, assumiu o papel de exportador. O titular da Smapa elogiou a iniciativa da Câmara. "Temos que louvar essa Casa legislativa por prestar homenagem ao homem do Interior que tanto representa para nossa cidade. A classe dos produtores de alimentos é vital, por isso merece ser valorizada", sublinhou.

Ao final da cerimônia, o presidente do Legislativo, Gustavo Toigo, disse que é um orgulho para a Casa homenagear a categoria que produz o combustível mais importante do ser humano, que é o alimento.

 

 

A Medalha Agricultor Destaque do Ano

O requerimento que indicou os agricultores escolhidos (confira abaixo o currículo de cada um) e foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares no dia 10 deste mês é de autoria da Mesa Diretora. O documento atende ao disposto no Decreto Legislativo nº 207/A, de 4 de julho de 2007, que institui a distinção e que foi alterado pelo Decreto Legislativo nº 230/A, de 29 de maio de 2008. A proposta de criação dessa homenagem foi apresentada em 2007 pelos vereadores da época Geni Peteffi/PMDB (in memoriam) e Marcos Daneluz/PT.

Os agricultores foram escolhidos por uma comissão especialmente designada para tal fim. Esse grupo é formado por cinco membros, com a seguinte composição:  a) um representante da Câmara Municipal de Caxias do Sul; b) um representante da Secretaria Municipal da Agricultura; c) um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; d) um representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; e) um representante do Sindicato Rural de Caxias do Sul.

Integram a Mesa Diretora do Legislativo caxiense neste ano: os vereadores Gustavo Toigo (presidente), Flávio Cassina (1º vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier (1º secretário) e Edi Carlos (2º secretário).

 

 

CURRÍCULO DOS AGRICULTORES HOMENAGEADOS EM 2014:

 

MAICON FELIPE ZANETTE

Maicon Felipe Zanette tem 30 anos, é natural de Caxias do Sul e mora em Fazenda Souza. Engenheiro agrônomo de formação, é gerente da empresa Zanette Agronegócio. Os pomares de maçã, pera, caqui, pêssego e ameixa sob seu cultivo ficam no distrito de Vila Oliva. Ao todo, geram 3,5 mil toneladas de frutas/ano, com destaque para a cultura da maçã. Maicon é filho de Daniel José Zanette e de Rita Ana Zanette. Casado com Patrícia Zanette, tem dois filhos: Giórgia, de três anos, e Lorenço, de 10 meses.

Cresceu envolvido com a agricultura, por isso não se vê distante dos pomares. Cursou Agronomia para poder ajudar no aprimoramento do plantio e da colheita. "Procuro me dedicar ao trabalho, buscando novas tecnologias e informações sobre a variedade das frutas, as tendências e os gostos do consumidor", explica o jovem que preferiu cuidar da terra a trabalhar na cidade.

Maicon aposta nos resultados e na rentabilidade da atividade rural, considerando principalmente os recursos que ela movimenta. Lembra, entretanto, que o trabalho agrícola exige comprometimento. "Aqui, os animais e as plantas não têm horário para precisar de atenção e cuidados", ressalta.

 

VALCEU ANTONIO DOS REIS CATTUZZO

Valceu Antonio dos Reis Cattuzzo, 46 anos, é natural de Caxias do Sul e reside na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Vila Seca. Além de viticultor desde muito jovem, é sócio numa granja onde cria matrizes de perus. Valceu é casado com Maria de Fátima da Silva Cattuzzo e tem um filho: William, 14.

O pecuarista foi um dos pioneiros no cuidado com matrizes estando na condição de agricultor integrado. Antes disso, somente as empresas respondiam por essa função. O cultivo de uva vem desde a infância. Já a criação de perus ingressou no cotidiano da família Cattuzzo por volta de 2008. O início do trabalho foi com peru de corte. Mais tarde, diante dos bons resultados e do cuidado que dispensava aos animais, Valceu foi convidado pela empresa integradora (que é a responsável por comprar as aves e, muitas vezes, também dar assistência técnica ao produtor) a trabalhar com matrizes (criar as mães que vão gerar perus destinados ao corte/abate).

O agricultor conseguiu guardar recursos e  investir na infraestrutura necessária para a nova tarefa. Hoje, a Granja Nossa Senhora Aparecida, que Cattuzzo mantém em sociedade com a irmã Marinês Antonia dos Reis Cattuzzo, dispõe de dois aviários de perus, com uma criação de 9,5 mil fêmeas e 1 mil machos.

Cattuzzo se orgulha de ser produtor rural. Acredita que não saberia fazer outra coisa nem conseguiria viver longe da colônia. Também revela gostar muito de Vila Seca, distrito em que mora desde criança e onde completou o Ensino Fundamental (na Escola Municipal Erico Verissimo) e constituiu família. "Não me vejo morando na cidade. Adoro o Interior e o trabalho que faço. Sou muito feliz como agricultor", enfatiza.

 

24/07/2014 - 21:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo