Voltar para a tela anterior.

Raimundo Bampi faz um relato sobre a 2ª edição do Programa Visitas Legislativas

A atividade levou os parlamentares a conferirem a situação do Monumento Natural Palanquinho, no distrito de Criúva


As boas impressões sobre o Monumento Natural Palanquinho, em Criúva, estimularam o vereador Raimundo Bampi/PSB a fazer um relato da 2ª edição do Programa Visitas Legislativas, que ocorreu na semana passada. Durante a sessão plenária desta quinta-feira (17/07), o parlamentar reproduziu informações técnicas apresentadas pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, e sua equipe, durante a atividade. O Programa Visitas Legislativas é uma iniciativa do Parlamento caxiense. A segunda edição ocorreu no dia 11 de julho, sob coordenação da Mesa Diretora da Casa.

Bampi se disse orgulhoso por tratar de um assunto que valoriza o Interior, já que ele é oriundo da agricultura. O vereador explicou que o grupo de parlamentares e a equipe participante da visita saíram da Câmara por volta das 9h em um ônibus da Semma. Cerca de uma hora depois, eles chegaram à área do Palanquinho, que é uma Unidade de Conservação, cuja modalidade é de Monumento Natural. São, aproximadamente, 220 hectares. No espaço, há o Cânion Palanquinho e diversas espécies de vegetação.

Segundo o parlamentar, o titular da Semma ressaltou que, do total de 220 hectares de área, 126 hectares foram comprados pela prefeitura por R$ 888 mil e as indenizações foram pagas aos proprietários das terras em 2013. Em torno de 80 hectares foram adquiridos pela Empresa Serrana Energética e repassados ao município como compensação ambiental pela Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Palanquinho. Outros 15 hectares foram adquiridos por meio de mais compensações ambientais. "Hoje, existem empreendimentos no meio urbano que precisam efetuar essas compensações e algumas são feitas nessa área do Palanquinho", ressaltou Bampi.

O vereador relatou que, com base nos planos da Semma e das manifestações da comunidade de Criúva, está sendo planejada a forma que a área será utilizada no futuro. A previsão é de que 130 hectares serão destinados à preservação e a estudos feitos por pesquisadores. Outros 90 hectares serão para visitação pública e turismo. Para essa previsão virar realidade, há uma questão legal envolvendo a empresa Serrana, a Semma e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) que será tratada em uma reunião prevista para agosto.

Bampi destacou que os vereadores puderam tirar dúvidas e questionar a equipe da Semma sobre a estrutura que será desenvolvida na região daqui pela frente. Na sua opinião, a ideia de conferir as condições do Monumento Palanquinho é elogiável. Por sua experiência de trabalho na colônia, Bampi observou que o melhor destino para a área é mesmo o turismo, conjugado com a pesquisa científica. "Vimos que existem pouca terra e um afloramento de rocha. Isso não ajuda para a agricultura. Por isso, o ideal é que o espaço seja transformado em um ponto turístico e também de estudo. Nada melhor do que preservar a área, pois o que vimos foi um mini-itaimbezinho", considerou Bampi.

O parlamentar informou ainda que os vereadores, as assessorias e a equipe da Semma também aproveitaram a atividade para conversar com receptivos turísticos da região, como o casal Átila Raimundo Pante e Claudia Traslatti e sua filha Guadalupe Traslatti Pante, da Casa Verde, que relataram as opções de passeio que o distrito oferece.

Integrante do grupo que foi até o Palanquinho, o vereador Rafael Bueno/PCdoB elogiou a iniciativa da Casa e o presidente do Legislativo, Gustavo Toigo. Segundo ele, a partir de agora, poderá falar aos conhecidos sobre a beleza da região. O parlamentar defende que se agilize a implementação da infraestrutura, com lixeiras e banheiros para os futuros visitantes. "É o início de uma grande história", afirmou Bueno, em referência ao acervo turístico e ambiental do distrito.

O pedetista Jaison Barbosa recordou do início do funcionamento da pequena central hidrelétrica Palanquinho. Também informou que existe o roteiro turístico de Criúva, o qual, na sua opinião, deve ser aproveitado pela comunidade. Ao encerrar sua manifestação, Jaison elogiou o trabalho do secretário Adivandro, à frente da Semma.

17/07/2014 - 21:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo