Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa informa que as solicitações de refúgio serão aceitas pela Polícia Federal em outros idiomas

Conforme a parlamentar, a decisão da PF foi comunicada nesta terça-feira, em reunião com a Comissão de Direitos Humanos da Casa e com o CAM


A  vereadora Denise Pessôa/PT informou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (15/07),  que os formulários de solicitação de refúgio por parte de migrantes serão aceitos pela Polícia Federal de Caxias do Sul também em Inglês, Francês e Espanhol. A PF comunicou essa decisão na manhã desta terça feira, em uma reunião com integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) da Câmara Municipal de Caxias do Sul e do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). Participaram do encontro a presidente da CDHCS, vereadora Denise Pessôa/PT, a coordenadora do CAM, Irmã Scalabriniana Maria do Carmo Gonçalves,  e o delegado da PF em Caxias, Noerci da Silva Melo. Segundo a parlamentar, até o momento, a PF de Caxias só aceitava o formulário preenchido em Português.

Com a nova decisão, não haverá mais a necessidade de tradutores. Diante disso, Denise agradeceu aos voluntários que têm ajudado a Comissão e o CAM no preenchimento das fichas desde o início deste mês, quando começaram a chegar à cidade cerca de 300 ganeses. A petista também agradeceu aos veículos de comunicação que têm acompanhado o assunto. Informou ainda que a CDHCS e o CAM enviaram ofício ao secretário nacional de Justiça, Paulo Abraão, e ao diretor de departamento de Estrangeiros, João Guilherme Granja, solicitando maior atenção para o acolhimento dos migrantes na região. Granja respondeu positivamente às solicitações.

Novamente a parlamentar criticou o prefeito Alceu Barbosa Velho, por ele ter demonstrado preocupação em relação à vacinação dos estrangeiros.  Para a parlamentar, o prefeito deveria demonstrar essa preocupação encaminhando alguma equipe de saúde para acompanhar os migrantes onde eles estão alojados, como no Seminário, no bairro Colina Sorriso.

A vereadora também informou que não há risco de contaminação pelo Ebola, pois, segundo ela, não há confirmação do vírus no país africano de Gana. Denise informou que os ganeses ingressaram no Brasil com o passaporte e o cartão de vacina, com comprovante da imunização contra a febre amarela e malária.

Os parlamentares Jaison Barbosa/PDT e Mauro Pereira/PMDB e o líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, defenderam o prefeito Alceu Barbosa Velho. Destacaram que o chefe do Executivo está mobilizado para a concessão de um atendimento humanitário aos estrangeiros. Jaison criticou a parlamentar Denise Pessôa/PT e disse que a petista não teve a sensibilidade de pedir desculpas ao prefeito, pela maneira que o tratou recentemente em uma manifestação em plenário.

Jaison informou que Alceu ligou para o ex-prefeito e deputado federal Pepe Vargas/PT para intermediar uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Inclusive o chefe do Executivo caxiense estaria em Brasília nesta tarde para o encontro. "O nosso prefeito está buscando fazer o que desejamos, ou seja,  tratar todos os seres humanos do mundo com respeito, carinho e humanidade", salientou. O pedetista disse, ainda, que a rede de assistência social da cidade prestou atendimento aos ganeses.


15/07/2014 - 21:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo