Voltar para a tela anterior.

Aprovada a moção de louvor e agradecimento à doutora Lúcia Willadino Braga

O documento, que reverencia a atitude da médica ligada à Rede Hospitalar Sarah, foi proposto pelo vereador Washington Stecanela Cerqueira


A moção de louvor e agradecimento à doutora Lúcia Willadino Braga recebeu a aprovação da maioria dos parlamentares caxienses (20x2), durante a sessão plenária desta terça-feira (15/07).  O texto, que reverencia a atitude da doutora e diretora ligada à Rede Hospitalar Sarah, é de autoria do vereador Washington Stecanela Cerqueira/PDT. Lúcia Willadino Braga teria rejeitado uma proposta de trabalho no Exterior para permanecer exercendo suas funções de médica no Brasil.

No texto da moção, Washington valoriza a atitude da doutora Lúcia Willadino Braga, "pela demonstração de seu compromisso profundamente social e, não só pessoal, ao recusar oferta milionária de parte da rainha do Catar, senhora Mozah bint Nasser Al Missned, do Oriente Médio, para trabalhar naquele país". O parlamentar também menciona texto do colunista Roberto Pompeu de Toledo, publicado na Revista Veja de 9 de junho deste ano, ressaltando o exemplo de cidadã que demonstrou ser a doutora Lucinha, como é mais conhecida a neurocientista e diretora de Hospitais da Rede Sarah. A moção lembra também a origem da Rede Sarah, fundada pelo médico Aloysio Campos da Paz, que é hoje seu cirurgião-chefe.  Essa rede envolve um conjunto de hospitais públicos com padrão muito acima do apregoado pela Fifa, ressalta o texto. No entendimento do pedetista, é  fundamental que os bons exemplos sejam divulgados para que mais cidadãos, profissionais ou não, façam o que a doutora Lúcia Willadino Braga fez.

No entendimento de Washington, a doutora Lucinha merece essa reverência não só pelo trabalho que desempenhou com pessoas importantes, mas pelas tantas anônimas que já atendeu. O vereador Virgili Costa/PDT demostrou apoio à moção, pela história da doutora. Por outro lado, comentou que a Revista Veja é de credibilidade duvidosa. O pedetista Pedro Incerti/PDT também elogiou o colega de bancada pela proposição. "A doutora merece toda nossa gratidão. Ela mostra que nem tudo é dinheiro nesse mundo. É um exemplo que precisa ser difundido", frisou Incerti.

Para o vereador Henrique Silva/PCdoB, é necessário reconhecer a Rede Sarah  pelo trabalho exemplar que executa no país e louvar a atitude da doutora Lucinha. Na mesma linha se posicionou o parlamentar Jaison Barbosa/PDT. Ele só pediu se haveria a possibilidade de mudar dois termos do texto da moção, em que faz comparação entre o salário de um neurocirurgião e de jogadores de futebol. Já o vereador Renato Nunes/PRB se colocou contrário. Ele não se opõe ao autor da moção nem à médica citada, mas sim aos tipos de moções possíveis de serem elaboradas. O republicano também criticou a Revista Veja.

A moção será encaminhada para a doutora Lucinha, ao doutor Aloysio Campos da Paz, aos deputados estaduais, aos representantes do Estado do Rio Grande do Sul na Câmara Federal e no Senado, aos jornais Pioneiro, Folha de Caxias, Gazeta de Caxias, Zero Hora, Jornal do Comércio, Correio do Povo, às rádios Viva, Difusora, Caxias, Gaúcha Serra e à Rede Sul de Comunicação.

 

Vereador - Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Não

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

15/07/2014 - 21:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo