Voltar para a tela anterior.

Integrantes da Associação Cultural Germânica de Caxias lembram os 190 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul

Representantes da entidade se manifestaram na tribuna livre, durante a sessão ordinária do Legislativo caxiense


Integrantes da Associação Cultural Germânica de Caxias do Sul (ACGC) destacaram os 190 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, durante a sessão plenária desta terça-feira (15/07). Representantes da entidade utilizaram a tribuna livre para valorizar a cultura alemã e sua trajetória em solo gaúcho. Lucas Thimmig Diel, participante do Conselho Deliberativo da ACGC, e Liria Prediger, presidente da ACGC, ressaltaram o compromisso da entidade em propagar os costumes e as expressões artísticas cultivadas pelos germânicos. A tribuna livre foi solicitada pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT.

De acordo com Diel, 2014 é de destaque para os descendentes de alemães porque completam 190 anos do início da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Antes de detalhar a história, o conselheiro disse que, neste mês, torceram para o Brasil durante a Copa do Mundo 2014. No entanto, como o Brasil não chegou à disputa final, direcionaram a torcida para a Alemanha, que, na sua opinião, venceu por méritos.

Em relação à presença germânica em território gaúcho, Diel conta que os primeiros imigrantes alemães chegaram em 25 de julho de 1824, na região de São Leopoldo, se espalhando pelo Vale do Taquari, Ivoti, Dois Irmãos e chegando à Serra gaúcha, em Nova Petrópolis e arredores. Diel relata que partiu do Império o convite para virem da Alemanha para ocupar a região e fortalecer o exército brasileiro. Começaram as primeiras vilas, hospitais, escolas, com toda a riqueza cultural alemã. "Somos todos brasileiros, mas reverenciamos a cultura germânica, por meio da dança, do canto, promovendo o Kerb (evento que divulga a cultura alemã)", lista Diel.

   O conselheiro ressaltou positivamente o fato de Caxias ter recebido o título de Capital Brasileira da Cultura e por incentivar a arte das diferentes etnias. Mencionou o projeto Ponto de Cultura, desenvolvido pelo governo federal com contrapartida da prefeitura, e que permitiu dar vida à Casa das Etnias, no bairro Panazzolo. É nesse espaço que a ACGC e outras culturas típicas se reúnem. Diel informou que a Associação Cultural Germânica surgiu em 2006, a partir de uma ação conjunta de moradores dos bairros Panazzolo e Exposição. Nessa mesma época, a partir de uma iniciativa do parlamentar Felipe Gremelmaier/PMDB e do então vereador Marcos Daneluz/PT, foi aprovada pela Casa e sancionada pelo Executivo a Lei 6.591, que institui o Dia da Etnia Alemã no Município de Caxias do Sul, a ser comemorado, anualmente, em 25 de julho.

   A presidente da ACGC, Liria Prediger, aproveitou o espaço para convidar a comunidade a participar do kerb e da missa que estão programados para este mês. A missa ocorre no dia 19, às 17h, na Igreja Cristo Redentor. Já o kerb será no dia 26, às 20h, no Salão da Igreja de São Romédio. Para quem tiver interesse em participar, o fone de contato para mais informações é (54) 9926.6560.

   Ao final da tribuna livre, o presidente da Câmara, Gustavo Toigo, agradeceu e elogiou o trabalho cultural germânico na cidade. Para encerrar, o grupo de canto da associação, com vestimentas típicas, fez uma breve apresentação.  Também foi mostrado um vídeo institucional da ACGC.

15/07/2014 - 19:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo