Voltar para a tela anterior.

Beleza natural e potencial turístico do Monumento Palanquinho impressionam parlamentares

Na 2ª edição do Programa Visitas Legislativas, os vereadores conferiram a área, que fica em Criúva, guiados por uma equipe da Semma


A beleza natural e o potencial turístico do Monumento Palanquinho, no distrito de Criúva, chamaram a atenção dos parlamentares caxienses. Durante a 2ª edição do Programa Visitas Legislativas, nesta sexta-feira (11/07), os vereadores conferiram a situação da área de preservação.  Uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) guiou o grupo. O titular da pasta, Adivandro Rech, forneceu informações técnicas relacionadas ao monumento.

Os vereadores aproveitaram para tirar dúvidas e fazer questionamentos sobre o espaço de aproximadamente 220 hectares, que abriga o Cânion Palanquinho e diversas espécies de vegetação. Além do presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, acompanharam a atividade os parlamentares Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Kiko Girardi/PT, Rafael Bueno/PCdoB e Raimundo Bampi/PSB. Também esteve presente o diretor-geral da Casa, Normelio Zanotto.

O secretário Adivandro informou ao grupo que, do total de 220 hectares de área, 126 hectares foram comprados pela prefeitura por R$ 888 mil e as indenizações foram pagas aos proprietários das terras em 2013. Em torno de 80 hectares foram adquiridos pela Empresa Serrana Energética e repassados ao município como compensação ambiental pela Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Palanquinho. Outros 15 hectares foram adquiridos por meio de mais compensações ambientais. A compensação ocorre, por exemplo, quando um empreendedor necessita efetuar o corte de árvores em dado espaço. Para poder fazer isso, precisa de licença e também compensar o prejuízo ambiental.

A área do Palanquinho é uma Unidade de Conservação, cuja modalidade é de Monumento Natural. De acordo com o secretário Adivandro, no Brasil, é a única desse tipo integralmente indenizada por um município. O secretário realça o patrimônio ecológico da área. "Estamos trabalhando para criar uma estrutura adequada para a proteção do meio ambiente e o fomento ao turismo. A comunidade foi ouvida e disse o que deseja. Agora, temos de dar sequência aos trabalhos”, informa o titular da Semma.

De acordo com Adivandro, está previsto que 130 hectares serão destinados à preservação e a estudos científicos. Outros 90 hectares serão para visitação pública e turismo. Mas, para ser implantada a estrutura necessária, o secretário explica que é preciso ainda resolver uma questão legal envolvendo a empresa Serrana, a Semma e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Sobre isso, haverá uma reunião com os três órgãos no próximo mês.

Diante das informações recebidas e do acervo ambiental que o monumento abriga, o presidente do Legislativo, Gustavo Toigo, acredita que a comunidade terá um enorme ganho, especialmente quando o espaço estiver adequado para receber visitantes. "A atividade de hoje serviu para conhecermos um local de beleza singular, que é público e irá motivar pesquisas, visitação turística, além de servir de palco a programas de educação ambiental", frisou o presidente da Casa.

O vereador Raimundo Bampi/PSB já conhecia a região e observa que, pelo perfil da área, é oportuna para desenvolvimento do turismo. Edi Carlos/PSB se surpreendeu com a grandiosidade dos paredões de rocha que dão vida ao cânion. O petista Kiko Girardi realçou o quanto a natureza pode ser contemplada e é bem cuidada em Criúva. Rafael Bueno/PCdoB ressaltou que desejava muito conhecer o monumento. A partir de agora, será porta-voz para divulgar a área e defender que haja infraestrutura adequada para estimular o turismo ecológico na região.

O programa Visitas Legislativas é organizado pela Câmara, com o intuito de acompanhar espaços, obras e serviços públicos executados ou que estejam em andamento na cidade. A partir de cada visita, os parlamentares reúnem informações para avaliarem a obra, o serviço ou o espaço de atendimento público. Se necessário, solicitam providências dentro do que compete ao poder Legislativo. A 1ª edição ocorreu em 15 de maio deste ano, quando os parlamentares conferiram o andamento das obras nas estações de transbordo dos bairros Floresta e Imigrante, que integram o projeto de trânsito SIM Caxias.

11/07/2014 - 17:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo