Voltar para a tela anterior.

Legislativo prestará homenagem em comemoração aos 30 anos da Microempa

A data da cerimônia está prevista para o dia 4 de novembro de 2014


Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o requerimento que solicita homenagem em comemoração aos 30 anos da Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa). A cerimônia proposta pelos vereadores Clair de Lima Girardi/PT, Edson da Rosa/PMDB e Guilherme Guila Sebben/PP está prevista para o dia 4 de novembro de 2014.

De acordo com o documento, a Microempa foi fundada em 5 de novembro de 1984 e é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, técnica e financeira que possui mais de 1,6 mil associados.

Segundo o texto, no ano de 1984, quinze empresários, liderados por Dino João Baptista Périco, fundaram a Associação da Pequena e Microempresa da Região da Grande Caxias. Os empresários buscavam enquadrar as micro e pequenas empresas em um projeto de lei que tramitava na Câmara dos Deputados. Esse projeto visava facilitar o acesso a linhas de financiamentos. No entanto, esse projeto de lei não foi aprovado e a entidade ficou desativada por um breve período. Conforme os parlamentares, no ano de 1985, o grupo retomou as reuniões para planejar a consolidação da entidade, e das próprias empresas, diante da grave crise econômica do país.

O documento reitera, ainda, que, em 1988, a qualificação dos micro e pequenos empresários já era um dos pilares da Microempa. A entidade promovia palestras para melhorar os processos das empresas, aumentando a qualidade de seus produtos e serviços, reduzindo custos e ampliando o mercado. O texto informa que, no ano de 1992, a entidade passou a se chamar Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região do Rio Grande do Sul (Microempa).

Ainda segundo a proposta, visando à aproximação de outras entidades, a Microempa passou a operar dentro da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), no espaço que hoje é ocupado pela Junta Comercial.

O texto também ressalta que a instituição investiu no fortalecimento da relação com outros órgãos e associações para aumentar sua força política. Trabalhou para a criação de um regimento de leis às micro e pequenas empresas, puxando o debate do Simples Gaúcho e originando, posteriormente, o Simples Nacional. No ano de 2010, a Microempa passou a participar do Fórum Permanente das Microempresas de Pequeno Porte, espaço de discussão de políticas públicas desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

Vereador - Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

 

10/07/2014 - 21:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo