Voltar para a tela anterior.

Dia Municipal da Agricultura Familiar será instituído no município

Proposta do vereador Raimundo Bampi foi acatada pelo plenário


O Dia Municipal da Agricultura Familiar será instituído em Caxias do Sul. A proposta do vereador Raimundo Bampi/PSB foi acatada por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (10/07). A data será comemorada anualmente em 28 de julho.

A proposta valoriza o agricultor, considerando-o primordial no campo ou nas cidades, pois é ele quem produz o alimento que chega diariamente à mesa das famílias. O texto reitera que, em 28 de julho de 1960, o então presidente da República Juscelino Kubitscheck, pelo centenário do Ministério da Agricultura, instituiu o Dia Nacional do Agricultor. O objetivo foi reverenciar quem se dedica ao cultivo da terra, transformando seu trabalho em alimento, fibras, insumos e combustíveis para o país e para o mundo.

Conforme Bampi, devido à relevância mundial da agricultura familiar, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. No documento, o parlamentar ressalta que a vida de agricultor é dura e sujeita às condições climáticas. Conforme a exposição de motivos do projeto de lei, a agricultura familiar abrange mais de 20 milhões de pessoas que podem alimentar o povo brasileiro sem explorar o consumidor e sem agredir o meio ambiente.

Por isso, Bampi considera justo homenagear a família trabalhadora, "que vence o cansaço, as doenças, a falta de estrutura adequada e a falta de acesso aos serviços básicos prestados na área urbana". O parlamentar observa que, mesmo diante desse cenário, os agricultores trabalham todos os dias para que as pessoas tenham alimento fresquinho.

Durante a plenária de hoje, Bampi destacou que a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos que vão para a mesa das famílias. O líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, cumprimentou Bampi pela inciativa. Incerti também parabenizou o trabalho realizado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto. Henrique Silva/PCdoB reiterou a importância de os filhos de agricultores continuarem a exercer a atividade dos seus pais. Jaison Barbosa/PDT também elogiou Bampi por ter proposto o Dia Municipal da Agricultura Familiar. O pedetista entende ser necessário investir mais em escolas técnicas agrícolas. Mauro Pereira/PMDB destacou a atitude de Bampi e ressaltou que muitos problemas ainda precisam ser solucionados no meio rural como, por exemplo, a telefonia.

Edson da Rosa/PMDB diz que é preciso agregar renda ao meio rural. Reiterou a importância da agroindústria e do turismo no Interior. Virgili Costa/PDT também parabenizou Bampi por todo o seu empenho com os agricultores. Os parlamentares Guila Sebben/PP, Edi Carlos/PSB, Flávio Cassina/PTB, Arlindo Bandeira/PP e Daniel Guerra/PRB também repassaram seus cumprimentos ao vereador.

 

Vereador - Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

10/07/2014 - 21:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo