Voltar para a tela anterior.

Caxias do Sul poderá ter o Dia Municipal da Agricultura Familiar

Proposta do vereador Raimundo Bampi deverá voltar ao plenário para segunda discussão e votação


A possibilidade de Caxias do Sul ter o Dia Municipal da Agricultura Familiar foi discutida na sessão ordinária desta terça-feira (08/07). O documento valoriza o agricultor, considerando-o primordial no campo ou nas cidades, pois é ele quem produz o alimento que está diariamente nas mesas das famílias. A proposta do vereador Raimundo Bampi/PSB deverá voltar ao plenário para segunda discussão e votação. Se for aprovada, a data será comemorada anualmente em 28 de julho.

O texto reitera que, em 28 de julho de 1960, o então presidente da República Juscelino Kubitscheck, pelo centenário do Ministério da Agricultura, instituiu o Dia Nacional do Agricultor. O objetivo foi reverenciar quem se dedica ao cultivo da terra, transformando seu trabalho em alimento, fibras, insumos e combustíveis para o país e para o mundo.

Conforme Bampi, devido à relevância mundial da agricultura familiar, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. No documento, o parlamentar ressalta que a vida de agricultor é dura e sujeita às condições climáticas. Conforme a exposição de motivos do projeto de lei, a agricultura familiar abrange mais de 20 milhões de pessoas que podem alimentar o povo brasileiro sem explorar o consumidor e sem agredir o meio ambiente.

Por isso, Bampi considera justo homenagear a família trabalhadora, "que vence o cansaço, as doenças, a falta de estrutura adequada e a falta de acesso aos serviços básicos prestados na área urbana". O parlamentar observa que, mesmo diante desse cenário, os agricultores trabalham todos os dias para que as pessoas tenham alimento fresquinho diariamente.

08/07/2014 - 12:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo