Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa quer impedir o prolongamento da Rua Vereador Mario Pezzi, para preservar a Maesa

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, o parlamentar informou que protocolou projeto sobre o assunto


Em defesa da preservação histórica do complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), o vereador Jaison Barbosa/PDT quer evitar que ocorra o prolongamento da Rua Vereador Mario Pezzi. Durante a sessão plenária desta quarta-feira (18/06), o parlamentar informou que  protocolou um projeto de lei que pretende descaracterizar parte do 1º Anel Perimetral do anexo 11, localizado na quadra 159, prolongamento da Rua Vereador Mario Pezzi, que liga a Rua Plácido de Castro à Rua Dom José Baréa.

A proposta procura impedir o prolongamento da Rua Vereador Mário Pezzi porque, segundo o pedetista, se isso viesse a ocorrer acarretaria perda de parte do Complexo da Maesa e descaracterização do espaço. "O objetivo do projeto é a preservação ambiental e integral da área, pois o Plano Diretor embasa esse assunto. Se abrir a rua, tememos que será feito com a finalidade de construir mais prédios. Não somos contra os prédios, mas Caxias também merece esse patrimônio que é a estrutura da Maesa", argumenta Jaison.

À frente da comissão temporária especial da Câmara Municipal de Caxias do Sul que se dedica ao tombamento de toda a área da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2), o pedetista também destacou a presença do presidente do Legislativo caxiense, Gustavo Toigo, no ato público A Maesa é Nossa!, que ocorreu sábado passado (14/06), no bairro Exposição, onde localiza-se o prédio em questão.

Na oportunidade, foi intensificada a coleta de adesões ao abaixo-assinado lançado pela comissão e que, além do tombamento, solicitará ao governador Tarso Genro a cedência da área completa, de 52.951,57 metros quadrados, por parte do Estado, ao município, para uso público. "Sugiro à Casa enviar um documento destacando o Senai Nilo Peçanha, que  retornou com 824 assinaturas. Somadas ao que foi colhido  por meio da CIC (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços), das Amobs (Associações de Moradores de Bairro), da FSG (Faculdade da Serra Gaúcha) e do Simplás (Sindicato das Indústrias de Material Plástico), já passamos de 2 mil assinaturas. Isso é um presente para Caxias do Sul", frisou o vereador, também lembrando que o município está de aniversário nesta sexta-feira (20/06), quando completa 124 anos.

O parlamentar Daniel Guerra/PRB frisou que o evento de sábado, próximo à Maesa, contou com a participação de várias entidades. "Isso comprova que o local faz parte da história de Caxias, do presente e da expectativa de futuro". O republicando sugeriu às escolas da cidade, com seus alunos, promoverem um grande abraço àquele patrimônio.

18/06/2014 - 22:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo