Voltar para a tela anterior.

Projeto propõe Título de Cidadão Caxiense a Ciro Fabres Neto

Proposta que concede a homenagem ao jornalista voltará ao plenário para 2ª discussão e votação


O jornalista e engenheiro civil Ciro Fabres Neto poderá receber o título de Cidadão Caxiense. Um projeto de decreto legislativo que dispõe sobre a distinção, de autoria dos vereadores Flávio Soares Dias/PTB e Rafael Bueno/PCdoB, passou por primeira discussão na sessão ordinária desta quarta-feira (18/06). A matéria retornará a plenário, para segunda discussão e votação.

Conforme a matéria, Fabres nasceu em Alegrete e mudou-se para Caxias do Sul em maio de 1989. Desde criança, teve grande proximidade com as letras. Ainda pequeno, ganhou uma coletânea de livros de Monteiro Lobato, presente de sua mãe. A partir disso, sua paixão pela arte de escrever aumentou.

O projeto afirma que o homenageado começou sua carreira jornalística no jornal A Razão, em Santa Maria. Partiu depois para o Diário Catarinense. Posteriormente, ingressou no jornal Pioneiro, onde trabalha até hoje. No diário caxiense, de acordo com o texto, seu primeiro contato foi com os esportes, aumentando sua intimidade com a cidade. Trabalhou também nas rádios Caxias e São Francisco. Há 10 anos, atua na área de opinião e colunismo.

Conforme os parlamentares, o trabalho de Ciro Fabres tem grande reconhecimento na cidade. No ano de 2000, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Direitos Humano do Jornalismo, na categoria crônica.

Durante a sessão, Rafael Bueno/PCdoB destacou que Ciro é uma pessoa muito humana e, nas suas palavras, descreve a realidade de Caxias do Sul. Mauro Pereira/PMDB ressaltou que Ciro é um jornalista com senso crítico, que ajuda a mostrar os problemas da cidade. Renato Nunes/PRB se mostrou contra a concessão da homenagem. Na opinião dele, o Legislativo caxiense realiza homenagens em número excessivo.

Jaison Barbosa/PDT, Arlindo Bandeira/PP, Henrique Silva/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Pedro Incerti/PDT se mostraram a favor da concessão do título de Cidadão Caxiense a Ciro Fabres Neto.


18/06/2014 - 21:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo