Voltar para a tela anterior.

Arlindo Bandeira critica a burocracia no registro de agroquímicos para hortaliças

Conforme o parlamentar, isso prejudica a venda da produção dos agricultores


A falta de registros específicos nos agroquímicos utilizados para a produção de pequenas culturas foi criticada pelo vereador Arlindo Bandeira/PP, na sessão ordinária desta quarta-feira (11/06). Conforme o parlamentar, essa situação tem prejudicado a produção e a venda dessas hortaliças. Ainda segundo ele, a solicitação que os produtores fazem ao governo federal é estender às pequenas culturas a liberação que já existe para as produções maiores, como o tomate, a laranja e a maçã.

Bandeira afirmou que as entidades que representam os produtores entendem que uma solução é o aumento da tolerância do Limite Máximo de Resíduo (LMR), uma vez que os agroquímicos disponíveis para grandes produções acabam sendo utilizados também para as pequenas. Segundo ele, tudo o que é pulverizado sobre essas pequenas culturas é considerado contaminação, de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porque não há um produto registrado para o tratamento específico das hortaliças.

Na opinião do vereador, não é possível produzir grandes quantidades de alimento sem a utilização de agroquímicos. Bandeira apontou, entretanto, que são necessários responsabilidade e cuidado na utilização desses produtos. "A maior contaminação que temos nesse assunto é a burocracia, que tem feito muito mal a toda a sociedade", criticou.

Raimundo Bampi/PSB afirmou que somente produtos de grande escala têm disponíveis defensivos registrados. "Quando existem produtos em que a escala não é tão expressiva em nível econômico, não há interesse em fazer pesquisas para saber a viabilidade (do defensivo)", percebe. Mauro Pereira/PMDB comentou que muitos agricultores estão investindo em estufas para diminuir a necessidade de utilizar agroquímicos.

11/06/2014 - 21:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo