Voltar para a tela anterior.

Kiko Girardi informa que estomizados terão direito a passe livre em Caxias

A solicitação foi encaminhada pelo vereador ao município em abril deste ano


O parlamentar Kiko Girardi/PT informou que as pessoas submetidas à colostomia passarão a contar com o passe livre em Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta quarta-feira (11/06), o vereador disse que o prefeito em exercício, Gustavo Toigo, entrou em contato para informá-lo que o decreto autorizando o benefício será assinado. Também convidou o petista a participar do ato de assinatura, previsto para ocorrer nos próximos dias.

Kiko ressaltou que, como integrante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), costuma receber demandas da comunidade. E o pedido de isenção tarifária de transporte coletivo a estomizados chegou ao parlamentar pelas mãos da presidenta da Associação Caxiense de Estomizados, Nilva Inês.  Em conjunto com Nilva, no mês de abril, o vereador participou de um encontro com o então secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Zulmir Baroni Filho (hoje, a pasta está sob o comando de Manoel Marrachinho). Na oportunidade, oficializaram na secretaria a solicitação do benefício a pessoas que foram submetidas à colostomia, tendo em vista que é um direito já existente tanto estadual como nacionalmente.

Conforme Kiko, um documento emitido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências e de Altas Habilidades do Rio Grande do Sul já prevê e garante o benefício. "Por uma falha, em Caxias, os estomizados não estavam incluídos nesse direito. A partir de agora, vão estar e essas pessoas serão beneficiadas. Caxias, através dos órgãos competentes, vai viabilizar isso", comemorou Kiko.

Diante desse encaminhamento, o petista ressaltou o trabalho do Legislativo. De acordo com ele, o vereador não tem muito poder, mas o pouco poder que tem faz um bem enorme, observa. "O pouco que podemos devemos usar pelo bem da comunidade. Então, sugiro aos caxienses que nos procurem, para que possamos encaminhar as solicitações ao Executivo", destacou.

Outra demanda que o petista comentou que esperaria ver atendida é a liberação da exigência de passagem dos estomizados pela catraca dos coletivos urbanos. Tal solicitação o parlamentar vai remeter à análise da CSMA. "Peço à Comissão de Saúde e Meio Ambiente para verificar esse pedido, para que as pessoas tenham a possibilidade de realizar um transporte de forma mais digna e sem sofrer preconceito. Infelizmente, ainda existe preconceito entre nós, mas, devagar, podemos ajudar as pessoas", acredita o petista.

A saber: a colostomia é um procedimento que viabiliza uma abertura artificial (estoma) no cólon, que é uma parte do intestino grosso. Pode ser temporária ou permanente e faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdome. Essa abertura será o local por onde sairão as fezes, que serão armazenadas em uma bolsa coletora (fonte: http://www.enfermagem.ufpr.br). Nesse sentido, estomizado é o paciente que sofreu essa intervenção cirúrgica de intestino.

11/06/2014 - 21:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo