Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa comenta sobre os benefícios da Oximetria

O projeto do parlamentar, sobre o assunto, tramita pelas comissões da Câmara


Na sessão ordinária desta quarta-feira (04/06), o vereador Edson da Rosa/PMDB usou a tribuna para comentar sobre matéria do jornal Pioneiro que trata da saúde preventiva.  A reportagem destaca mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, para que as maternidades de Caxias do Sul não deixem de realizar o teste do coraçãozinho, a (Oximetria), um exame que já é garantido por lei estadual.

De acordo com o peemedebista, o teste é gratuito e deve ser feito entre 24 e 48 horas após o nascimento. Explicou que consiste em detectar alguma doença cardíaca e, imediatamente, se for o caso, encaminhar o recém-nascido para o tratamento adequado. Lembrou que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a realização do exame gratuito, em algumas capitais, mas que não estaria sendo realizado com frequência, nos hospitais públicos.

Diante dessa realidade, Edson lembrou que já tramita, pelas comissões da Casa, o projeto de lei, de sua autoria, que obriga a realização do teste, em recém-nascidos, em Caxias do Sul. Afirmou que a medida estabelece, ainda, que o teste seja efetuado antes da alta hospitalar do bebê, nas maternidades e hospitais, independentemente, da solicitação dos pais ou responsáveis. O vereador Zoraido Silva/PTB elogiou a iniciativa.

04/06/2014 - 20:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo