Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageia os 30 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer

O núcleo trabalha com motivação de enfermos e custeio de tratamentos


Os 30 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul foram homenageados na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (22/05), realizada no plenário do Legislativo caxiense. O órgão trabalha com motivação de enfermos e custeio de tratamentos, por meio do voluntariado. O presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo, conduziu a cerimônia.

Proponente da homenagem, o vereador Mauro Pereira fez um resgate histórico da entidade, fundada em maio de 1984. Conforme ele, o núcleo caxiense da liga surgiu a partir do casal Carlos Alberto e Regina Bellini, presidentes do Clube Juvenil à época, junto com Paulo Gargioni. Segundo o parlamentar, quem participa da entidade merece reconhecimento e apoio. "Deixar seus afazeres para dedicar tempo ao próximo é exemplo de solidariedade, e o enfrentamento a essa triste doença torna os voluntários ainda mais especiais", destacou.

Conforme Mauro, atualmente, 40 voluntárias atuam na área de prevenção, com palestras de valorização da vida e prevenção do câncer. Mauro informou que a liga atende mais de 350 pacientes cadastrados por mês, sendo 30 deles crianças e adolescentes. O departamento jovem da entidade conta com 29 voluntárias, que visitam, mensalmente, crianças com câncer.

Ele também explicou que a liga realiza dois plantões semanais, nos hospitais Pompeia e Geral. Comentou que a entidade se mantém por meio de eventos e doações de comunidades.

A presidente da entidade, Vera Orsso, salientou a necessidade de mais pessoas se engajarem no voluntariado, estendendo núcleos a outros municípios. Ela trouxe dados que demonstram o crescimento dos casos de câncer. Disse que estatísticas preveem que, em 2025, o câncer será a doença que mais fará óbitos. Atentou que, dos 497 municípios gaúchos, apenas, 88 têm núcleos da liga.

A secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Ressaltou que o trabalho voluntário auxilia o serviço público. Observou, ainda, que a contabilidade do órgão homenageado apresenta transparência.

22/05/2014 - 20:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo