Voltar para a tela anterior.

Flávio Dias volta a defender a criação de um projeto de esterilização de animais

A ideia é deflagrar uma campanha intensiva, adotando um sistema de unidade móvel nos bairros da cidade


Na sessão ordinária desta quarta-feira (21/05), o vereador Flávio Dias/PTB voltou a comentar sobre um projeto de sua autoria  para esterilização em massa de cães e gatos, a partir de uma unidade móvel denominada "castramóvel".  O objetivo é criar um sistema para evitar o crescimento desenfreado da população de gatos e cães nas ruas da cidade, além de educar os tutores em relação às suas responsabilidades com os bichos.

O projeto do castramóvel consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para atendimento pós-operatório dos animais castrados. O serviço seria ofertado exclusivamente para famílias de baixa renda.  

Dias também elogiou os avanços conquistados pela população, durante a administração do prefeito José Ivo Sartori (2005 a 2012), que implementou o serviço público de castrações. Por outro lado, Dias observa que essa ação ainda não é o suficiente.   "As pessoas que realmente precisam  não estão tendo oportunidade, pois o serviço público  só está castrando os bichos de madame", reclamou o petebista.

O vereador lembrou que a riqueza gerada com impostos pela comercialização de produtos destinados aos bichos já seria suficiente para aplicar em políticas públicas. "Falta vontade do poder público para trabalhar em favor dos animais, mas acreditamos que vai chegar o dia em que eles vão ter a sua vez reconhecida em território nacional", confia Dias.

O parlamentar lamentou que ainda tenha que prestar esclarecimentos à população sobre os motivos da não aprovação de um outro projeto de sua autoria que sugeriu a criação de um hospital público veterinário. O vereador Daniel Guerra/PRB disse que é justo a população se mostrar indignada com a falta de um hospital público veterinário em Caxias do Sul. Explicou que o projeto de Dias recebeu parecer de inconstitucionalidade antes de ser encaminhado para votação em plenário. Na opinião do republicano, o mérito do projeto não poderia ser tombado por um parecer. "Esta Casa perdeu uma grande oportunidade de fazer adequações e aprimoramentos à proposta, não deixando que morresse uma ideia tão positiva", lamentou Guerra.

Já o vereador Jaison Barbosa/PDT recordou que defendeu o projeto de um hospital veterinário durante a última campanha eleitoral. "Eu absorvo o indicativo desse projeto. Vamos trabalhar juntos para construir o hospital veterinário em Caxias do Sul", defendeu o pedetista.

21/05/2014 - 20:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo