Voltar para a tela anterior.

Jaison convida para audiência pública do processo de tombamento da Maesa/Fábrica 2

A reunião acontece na próxima segunda-feira, às 19h, no plenário da Câmara


A partir das 19h da próxima segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece audiência pública conjunta do Legislativo caxiense e da Assembleia Legislativa, para tratar do processo de tombamento da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). Na sessão ordinária desta terça-feira (13/05), o presidente da comissão temporária especial da Câmara que se dedica ao assunto, vereador Jaison Barbosa/PDT, fez o convite para a reunião. Pela Assembleia, a organização cabe à Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado estadual Marcelo Moraes/PTB.

Jaison destacou que, em visita a Caxias do Sul, na última sexta-feira, o governador Tarso Genro admitiu a possibilidade de o Estado ceder ao município mais de 65% do espaço da Maesa/Fábrica. Informou, que, às 11h da próxima quinta-feira, no Centro Administrativo Municipal, a comissão que preside se reunirá com o prefeito Alceu Barbosa, para tratar do tema, com a presença de membros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).

Em dezembro de 2010, a empresa Mundial, que, anteriormente, ocupava aquele prédio, o repassou ao estado, a fim de quitar uma dívida. Hoje, a edificação está alugada para o Grupo Voges. Em duas oportunidades, já foi solicitado o tombamento da Maesa/Fábrica 2. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora do Legislativo caxiense, que encaminhou o pedido à administração estadual. Em maio de 2012, a União das Associações de Bairros (UAB) fez o mesmo, mas, desta vez, junto à Prefeitura Municipal.

13/05/2014 - 20:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo