Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de apoio à convocação de candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil

A proposta partiu do vereador Flávio Cassina


Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão plenária desta quarta-feira (16/04), a moção de apoio à convocação de todos os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil/RS nos cargos de inspetor e escrivão para o curso de formação. O autor da proposta, vereador Flávio Cassina/PTB, reitera que o atual concurso público da Polícia Civil do Estado está chegando à sua fase final. Conforme o texto, a próxima etapa do certame será o curso de formação da Academia de Polícia, com início previsto para este mês de abril.

De acordo com o documento, o edital do concurso prevê 350 vagas para o cargo de inspetor e outras 350 vagas para o cargo de escrivão. Porém, segundo Cassina, a falta de efetivo da Polícia Civil gaúcha supera em muito a quantidade de vagas inicialmente previstas no edital.

O vereador informa que o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (SINPOL-RS) apresentou a campanha "Academia para todos já". Com o apoio dos candidatos, essa iniciativa reivindica que todos os aprovados no concurso sejam convocados para as carreiras de escrivão e inspetor de polícia.

O texto considera que, em 1980, a Polícia Civil gaúcha contava com um quadro de 6,5 mil policiais para atender a 7,5 milhões habitantes. Atualmente, a população gaúcha é de cerca de 11 milhões e o efetivo da Polícia Civil diminuiu par 5,5 mil servidores, o que representa praticamente um terço do número considerado ideal, conforme destaca Cassina. Segundo a proposta,  há previsão legal de 8.137 cargos de inspetor e escrivão. Em 56 cidades gaúchas, existe apenas um policial para atender à população. Dos 497 municípios do Estado, somente em 340 cidades existe o que se pode chamar de contingente, ou seja, mais de um policial.

Cassina aponta que aposentadorias, promoções, exonerações e óbitos estão entre as principais causas da defasagem de pessoal na instituição.  Ele classifica como preocupante a situação da segurança pública do Estado, tendo em vista os grandes eventos previstos para este ano, como a Copa do Mundo. Na opinião do petebista, a sociedade tem direito à segurança e seria de competência das autoridades fazer com que isso seja garantido, dispondo de uma polícia bem estruturada, organizada e com efetivo suficientemente adequado para prestar atendimento eficaz à população gaúcha. Diante da necessidade de mais efetivo, Daniel Guerra/PRB defendeu que os aprovados no concurso sejam nomeados.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não Votou

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Ausente

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Não Votou

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim


 

16/04/2014 - 21:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo