Voltar para a tela anterior.

População reclama a vereadores de atrasos e insuficiências de linhas de ônibus

A audiência pública, no plenário da Câmara, contou com cerca de 40 pessoas


Muitas reclamações quanto a atrasos e insuficiências de linhas de ônibus, em Caxias do Sul, foram a tônica da audiência pública da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, realizada no plenário do Legislativo caxiense, na noite desta segunda-feira (14/04). Na oportunidade, cerca de 40 pessoas aproveitaram o espaço para reivindicar melhorias de infraestrutura, no transporte coletivo do município. O presidente da comissão, vereador Kiko Girardi/PT, coordenou os trabalhos de hoje.

Diante das colocações da maior parte do público presente, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Zulmir Baroni Filho, procurou detalhar ações do poder público, voltadas a minimizar os problemas relatados. Exemplificou a partir do projeto de troncalização do eixo Leste-Oeste da cidade. Afirmou que haverá aumento de linhas em diversas localidades, como Forqueta, Desvio Rizzo, Cidade Nova, Vila Amélia, entre outras.

Baroni enfatizou que a principal intenção consiste em aumentar a frequência dos ônibus. Comentou que, em breve, na altura do Vila León, a linha passará no intervalo de meia hora, ao invés de uma hora, como ocorre atualmente. Estimou que a média de diminuição do tempo de espera, em diversas regiões de Caxias, deverá ficar entre 30 e 40 minutos.

Por outro lado, Baroni admitiu dificuldades burocráticas para finalizar o processo licitatório de novos corredores do transporte coletivo. Disse esperar que a situação fosse resolvida o mais breve possível, junto a órgãos como a Caixa Econômica Federal. Informou que o município conta com 338 ônibus, em linhas mapeadas.

O gerente de Planejamento e Controle da Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate), que responde pelo transporte coletivo local, Sergio Beneton, garantiu que a empresa vem se empenhando para aperfeiçoar o serviço. No momento, a Visate oferece 5.452 horários em dias úteis, 3.389 horários aos sábados e 2.486 horários em domingos e feriados.

Prestigiaram a reunião de hoje os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB, Edi Carlos/PSB, Guila Sebben/PP, Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PC do B.

Além do presidente Kiko, integram a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos/PSB, Rafael Bueno/PCdoB e Renato Nunes/PRB.

14/04/2014 - 22:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo