Voltar para a tela anterior.

Diretor do DAP diz não serem possíveis grandes obras no aeroporto Hugo Cantergiani

Na audiência pública da Câmara, Netto afirmou que soluções passam pelo novo terminal de Vila Oliva


A sinalização de não serem possíveis grandes obras, no aeroporto regional Hugo Cantergiani, pronunciada pelo diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Roberto Carvalho Netto, ganhou ênfase na audiência pública, realizada na noite desta segunda-feira (07/04), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Afirmou que o governo estadual apresenta reduzida capacidade para investimentos. Promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, presidida pelo vereador Guila Sebben/PP, a reunião buscou ações para melhorar a situação do transporte aéreo, no município e na Serra. Cerca de 40 pessoas prestigiaram o encontro.

De acordo com o diretor-geral do DAP, as soluções para resolver o gargalo desse modal passam pelo início das operações do futuro aeroporto de cargas e passageiros do distrito caxiense de Vila Oliva. Netto se mostrou esperançoso de que, até o final deste ano, fosse concluído o processo de desapropriação de áreas. Comentou que, no total, o espaço do novo terminal soma 400 hectares contra 60 hectares do Hugo Cantergiani.

Questionado por Guila, sobre a decisão da Azul, de cancelar dois dos três voos vigentes, no sentido Caxias do Sul-Curitiba, Netto respondeu. Segundo ele, a companhia alegou problemas de impactos meteorológicos e que as interrupções seriam de 15 de maio a 15 de setembro deste ano. O diretor-geral do DAP rechaçou a possibilidade de inviabilidade econômica, como o motivo dos cancelamentos.

O diretor-geral do aeroporto Hugo Cantergiani, Marcos Arguelles, considerou que a demanda tem crescido. Disse que, no primeiro trimestre de 2014, na comparação com igual período do ano passado, o empreendimento registrou quase quatro mil passageiros a mais, alcançando a marca de 59.106 pessoas.

O vereador Mauro Pereira/PMDB lembrou que, em outra audiência pública do Legislativo caxiense, em maio de 2009, o debate havia envolvido problemas semelhantes aos de hoje. Disse que, entre os encaminhamentos não resolvidos até o momento, está o de ampliar a largura da pista do Hugo Cantergiani, de 30 para 40 metros, sendo cinco metros de cada lado.

O peemedebista ainda atentou que, em 2011, o governo do Estado chegou a prometer a implantação do ILS até o final de 2012, o que ainda não aconteceu. O ILS consiste em um equipamento de aproximação de voos, para viabilizar operações, em dias de tempo ruim, com chuva e neblina, por exemplo. O vereador Zoraido Silva/PTB criticou a falta de manutenção, no atual aeroporto.

Também prestigiaram a audiência os vereadores Daniel Guerra/PRB, Flávio Cassina/PTB, Flávio Dias/PTB, Henrique Silva/PC do B, Raimundo Bampi/PSB, Velocino Uez/PDT.

Além do vereador-presidente Guila Sebben/PP, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os vereadores Flávio Cassina/PTB, Henrique Silva/PC do B, Jaison Barbosa/PDT e Raimundo Bampi/PSB.

07/04/2014 - 22:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo