Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos solicitará melhorias na educação infantil e nos centros assistenciais

Audiência pública da manhã desta quarta-feira apontou deficiências nos serviços


Melhorias na educação infantil e nos centros assistenciais serão solicitadas pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Caxias do Sul, junto à Prefeitura. Na manhã desta quarta-feira (26/03), cerca de 150 pessoas praticamente lotaram o plenário da Casa, para debater sobre deficiências, no atendimento a crianças e adolescentes. A presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, considerou que a demanda não tem sido suprida.

Membros do conselho tutelar apontaram falta de vagas, nas creches e nos ensinos Fundamental e Médio. Traçaram um diagnóstico abrangente a respeito de prejuízos aos jovens. Citaram casos de adolescentes que ingressam em escolas de nível médio matriculados no turno da noite, em bairros distantes da própria residência, prejudicando a frequência às aulas. Os conselheiros ainda referiram problemas de infraestrutura, em loteamentos novos. Acusaram o fechamento de três centros educativos não governamentais.

A presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, sustentou que o órgão conta com R$ 37 milhões do município por ano, sendo que a contrapartida da União fica na margem de R$ 8 milhões. Segundo ela, o governo federal poderia investir mais. Mesmo assim, considerou que os recursos vêm sendo aplicados na ampliação das ações. Pediu, portanto, mais paciência ao público, para aguardar a concretização de outros projetos, em áreas como convênios, abrigos, centros de referências, casas de passagem.

Na sequência, o vereador Edson da Rosa/PMDB defendeu a gestão do poder público compartilhada com a sociedade, a fim de alcançar melhores resultados. Os vereadores Mauro Pereira/PMDB e Rafael Bueno/PC do B manifestaram-se em apoio à evolução do debate. O comunista aproveitou para pedir a ampliação da patrulha escolar da Brigada Militar, hoje com cinco policiais. Também prestigiaram a reunião os vereadores Gustavo Toigo (presidente da Câmara), Pedro Incerti/PDT, Zoraido Silva/PTB.

Além da presidente Denise Pessôa/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT.

26/03/2014 - 15:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo