Voltar para a tela anterior.

Guerra anuncia projeto de incentivo ao uso de energia solar em edificações

O intuito da proposta é colaborar com a adoção de fontes limpas e mais sustentáveis


Um projeto de lei para criar o programa de incentivo ao uso de energia solar nas edificações de Caxias do Sul foi anunciado pelo vereador Daniel Guerra/PRB. Na sessão plenária desta terça-feira (25/03), o republicano destacou que a redução da emissão de gás carbônico (CO²) nas cidades é um dos maiores desafios que a humanidade vai encarar nos próximos anos. Guerra ponderou que o objetivo do programa é promover medidas de aproveitamento de energia solar para, por exemplo, aquecer água e acender lâmpadas.

Outra intenção é conscientizar a população sobre os benefícios da iniciativa. Guerra enfatizou, ainda, que a proposta visa colaborar com a criação de formas ecológicas, sustentáveis e renováveis para obter energia.

O vereador informou que, nas cidades mais industrializadas, as emissões de CO² chegam a ser de duas a seis vezes maiores que o aceitável, de 3,3 toneladas per capita. No entanto, de acordo com o parlamentar, existem diversas alternativas para a geração de energia limpa, com grande capacidade de fornecimento. Uma delas é a solar. De acordo com o parlamentar, o Brasil possui poucos equipamentos de conversão de energia vinda do sol e, nos dias atuais, investe em outras fontes.

O republicano informou que, segundo estudos, a cada m² de coletor solar, comparado com outras formas de obtenção de energia, evita-se a inundação de 56m² de terras férteis com novas hidrelétricas. Também permite economizar aproximadamente 55kg de gás de cozinha por ano, além de 66 litros de óleo diesel/ano. Pode, ainda, proporcionar uma economia em torno de 215kg de lenha anuais.

25/03/2014 - 20:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo