Voltar para a tela anterior.

Nunes anuncia projeto pela obrigatoriedade de acompanhantes a idosos em hospitais

Vereador se mostrou preocupado com enfermos que são abandonados pelos familiares


O abandono de idosos em hospitais tem preocupado o vereador Renato Nunes/PRB. Na sessão ordinária desta quinta-feira (20/03), o parlamentar criticou as pessoas que deixam desacompanhados os enfermos, especialmente os de idade avançada. Ele protocolou um projeto de lei que torna obrigatória a presença de um acompanhante para os idosos hospitalizados. Seria um familiar que ficaria próximo, evitando que o doente permaneça no hospital sem ter companhia.

Nunes destacou que o projeto está sujeito a mudanças. O parlamentar pediu o apoio dos colegas vereadores para melhorar o texto, a fim de que não haja nenhum tipo de ilegalidade.

O parlamentar enfatizou que abandono de incapaz é crime e, segundo o vereador, tal atitude acontece de forma recorrente. "Além da dor, os idosos enfrentam o desprezo e o abandono dos familiares. Onde está a responsabilidade dos filhos?", lamentou. O republicano comentou sobre a existência de estudos comprovando a melhora rápida de idosos que têm companhia.

Conforme o vereador, existe uma lei federal e outra municipal que preveem o direito de acompanhante a idosos internados. Entretanto, para ele, elas são insuficientes. Nunes também lembrou de outra lei, de sua autoria, que assegura a preferência de vagas em hospitais aos mais velhos.

20/03/2014 - 21:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo