Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre a situação da saúde em Caxias do Sul

Voltou à tona o local de espera a pessoas que precisam se deslocar a outras cidades, para fazerem radioterapia


A situação da saúde, no município, voltou a ser discutida pelos parlamentares. Na sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (20/02), o vereador Daniel Guerra/PRB abriu o debate. Ele voltou a criticar o espaço de espera destinado a pessoas que precisam se deslocar a outras cidades, para fazerem radioterapia, localizado na garagem do pronto-atendimento (PA) 24 horas. O republicano apresentou um vídeo que exibiu a situação dessas pessoas e do local.

Na plenária de ontem, à tarde, o líder do governo municipal na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, havia comunicado que a secretária da Saúde, Dilma Tessari, teria disponibilizado uma nova sala para esses enfermos. Sustentou que o novo local é adequado. Ele salientou que, inclusive, alguns pacientes são buscados em suas residências, não precisando se locomoverem até o pronto-atendimento.

Guerra, contudo, continuou considerando o espaço inadequado. Ressaltou que todos os funcionários da secretaria transitam por ali, além de não possuir nem água disponível, para os pacientes com câncer. Conforme o republicano, o aparelho para esse tipo de tratamento só entrará em funcionamento, na cidade, a partir de maio, quando estiver finalizada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon) do Hospital Geral. Por enquanto, os pacientes são encaminhados a Bento Gonçalves, Lajeado ou Porto Alegre, para fazerem o procedimento.

O republicano solicitou que o Executivo estivesse presente na próxima audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, que será realizada amanhã, às 14h, na sala das comissões do Legislativo.

Em contrapartida, o vereador Mauro Pereira/PMDB anunciou que as pessoas que aparecem no vídeo, exibido por Guerra, sentadas ao fundo da garagem, são motoristas, servidores públicos que estavam naquele local, por opção própria. Na opinião do peemedebista, o sistema de saúde do munícipio é bastante eficaz. Mauro pontuou que, se existisse algum local insalubre, a Vigilância Sanitária teria tomado alguma medida.

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, o vereador Henrique Silva/PC do B contou que o grupo de vereadores-membros, incluindo Guerra, visitou o PA 24 horas na última terça-feira (18/02). Disse que, em conversa com a secretária da Saúde, Dilma Tessari, ela concordou que existem demandas que precisam ser melhoradas.

Henrique informou que a comissão está enviando à Secretaria de Saúde, em caráter de urgência, uma solicitação para que todas as pessoas que precisam do tratamento de radioterapia sejam buscadas em casa.

Enquanto isso, o vereador Guila Sebben/PP destacou que o estado não repassa a verba total para os municípios, conforme prevê a Constituição. "É preciso atualizar a tabela de repasse do Sistema único de Saúde (SUS)", frisou. O vereador Arlindo Bandeira/PP alegou que a demora pelo atendimento ainda é um problema grave. Mesmo assim, atentou que até as pessoas que possuem plano de saúde particular sofrem com problemas semelhantes.

O vereador Virgili Costa/PDT afirmou que os cidadãos que vão até o pronto-atendimento, para pegarem condução, estão em condições de se locomoverem até lá. O vereador Jaison Barbosa/PDT ponderou que, se há um equívoco, ele precisa ser corrigido.

20/02/2014 - 11:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo