Voltar para a tela anterior.

Pedro Incerti destaca abertura do ano letivo em Caxias do Sul

Parlamentar elogiou o projeto piloto de turno integral implantado em três escolas do município


O líder de governo, vereador Pedro Incerti/PDT, comentou sobre a abertura do ano letivo, que ocorreu nesta quarta-feira (19/02), em Caxias do Sul. Na sessão ordinária de hoje, o vereador elogiou a iniciativa do poder Executivo, que este ano iniciou um projeto piloto de turno integral em três das 85 escolas municipais de Caxias. "É uma grande iniciativa e um sonho termos aulas em turno integral", elogiou. Lembrou que a implantação da escola de tempo integral era o sonho de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro para o Brasil.

Segundo Incerti, foram eles os grandes mentores do projeto. Lembrou que, durante a administração de Brizola no Estado do Rio de Janeiro, houve a criação de 530 Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). "Hoje, esses CIEPs estão abandonados e deixaram de lado essa politica que seria a solução para a educação no Brasil", lamentou. 

O pedetista disse que o modelo de turno integral é a revolução e a transformação para a sociedade brasileira. Incerti acredita que somente com a escola de turno integral para todas as crianças do Brasil haverá um país diferente. "É uma bela iniciativa. É um gesto importante do prefeito Alceu Barbosa Velho, que inicia o ano letivo com essa nova politica, essa nova experiência do turno integral", avaliou.

O vereador Flavio Dias/PTB considera o turno integral um avanço para toda a sociedade de Caxias. Na opinião de Dias, sem esse perfil de colégio, muitas crianças ficam nas ruas aprendendo o que é ruim e em situação de vulnerabilidade.  "Sempre elogiei o Brizola pela postura com relação às escolas e sua defesa na área da  agricultura. Se em todo o Brasil seguissem o exemplo deixado por Brizola, não estaria acontecendo o que ocorre hoje, com parcela de nossas crianças caindo nas drogas por falta de educação", alertou.

O vereador Edson da Rosa/PMDB lembrou que, para o bom funcionamento do projeto, é necessária a participação de toda comunidade escolar. "É preciso que todos nós façamos a nossa parte, pais, alunos e poder público, para que esse projeto piloto tenha êxito. Essa é uma nova realidade que estamos construindo", constatou.

Jaison Barbosa/PDT disse que uma escola pública de qualidade não é somente obrigação do município, mas também do Estado. Jaison solicitou ao líder do governo, Pedro Incerti, para que encaminhe ao prefeito um pedido de implantação do turno integral na região do bairro Esplanada. Já o vereador Jó Arse/PDT disse que participou, na tarde de hoje, do lançamento simbólico do ano letivo na escola Zélia Rodrigues Furtado, instituição que também participa do projeto piloto. "Observamos a participação da comunidade e a satisfação de todos com essa iniciativa", avaliou.

O vereador Henrique Silva/PC do B afirmou que este é um claro sinal dos investimentos por parte do poder Executivo na área de educação. Informou que, dentro de algumas semanas, será inaugurada uma nova escola infantil no bairro Pôr do Sol. "Precisamos ter a compreensão e reconhecer a iniciativa da prefeitura em investir na educação", enfatizou.

19/02/2014 - 20:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo