Voltar para a tela anterior.

Guila Sebben pede mais atenção aos ciclistas, no trânsito caxiense

Parlamentar enfatizou a necessidade de bicicletários e vestiários


O desrespeito aos ciclistas que circulam em Caxias do Sul foi debatido durante a sessão ordinária desta quinta-feira (06/02), a partir de uma manifestação do vereador Guila Sebben/PP. O parlamentar relatou que o ciclista tem a sua segurança ameaçada no trânsito, além de não contar com bicicletários ou vestiários nas empresas da cidade. Ele pede que a pauta seja incluída no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que está sendo planejado pelo Executivo Municipal.

Guila enfatizou que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a bicicleta  não é um veículo automotor, mas sim de propulsão humana, fazendo parte do trânsito como qualquer outro. O vereador destacou que o ciclista deve respeitar as normas de trânsito, assim como os demais motoristas devem respeitá-lo na via. "O código estabelece que a distância mínima que o carro precisa manter do ciclista é de 1,5 metro dianteiro, traseiro e lateral", informou.  Ele também salientou que o ciclista, por ser considerado condutor de veículo, não pode ocupar as calçadas, parar sobre a faixa de pedestres ou passar o sinal vermelho.

O progressista relatou que, nesta semana, um ônibus do transporte público quase causou um acidente ao passar demasiado próximo a um ciclista. Também mencionou xingamentos feitos por motoristas de carros, quando afirmam que o condutor de bicicleta atrapalha o trânsito. Para o parlamentar, planejamentos que envolvam o uso dessa forma de locomoção precisam entrar na discussão do Sistema Integrado de Mobilidade. Guila acredita que o terreno acidentado não é empecilho para o uso de bicicletas, alegando que, atualmente, elas têm alto desempenho.

O vereador Daniel Guerra/PRB também comentou o assunto. Ele citou uma indicação que propôs ao Executivo no ano passado, solicitando a instalação de placas de sinalização sobre a distância adequada que o motorista deve manter de ciclistas. "É uma lástima que ainda não tenha obtido retorno", criticou.

Flávio Dias/PTB, por sua vez, afirmou que não apenas os ciclistas são desrespeitados, mas também pedestres e motociclistas, sendo acompanhado por Mauro Pereira/PMDB. Os vereadores peemedebistas Edson da Rosa e Felipe Gremelmaier lembraram a presença de skatistas e corredores no trânsito caxiense. Conforme Gremelmaier, muitos atletas têm dificuldade de transitar na cidade, pois, muitas vezes, os veículos os ameaçam. Edson também comentou que a frota caxiense cresce em 1,2 mil carros por mês, o que justifica o debate por novas alternativas.

   Neri, O Carteiro/SDD defendeu que é preciso trabalhar para a educação no trânsito e para a criação de ciclovias. Ele solicitou uma audiência pública para tratar do assunto junto à Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação.
06/02/2014 - 23:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo