Voltar para a tela anterior.

Homenagem ao Instituto do Chimarrão é aprovada na Câmara

O vereador Jaison Barbosa é o autor da proposta


A homenagem pelos 10 anos do Instituto Escola do Chimarrão foi aprovada por maioria, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (05/02). A proposição é do vereador Jaison Barbosa/PDT. Segundo o texto, por iniciativa de uma empresa ervateira de Venâncio Aires, o projeto Escola do Chimarrão foi lançado em 1998 com o objetivo de difundir e estimular o hábito do chimarrão e, assim, ampliar o consumo beneficiando toda a cadeia produtiva da erva-mate. Devido à repercussão e aos resultados positivos do trabalho executado pela escola, em 2004, foi fundada a ONG Instituto Escola do Chimarrão.

Na ocasião, a escola foi desmembrada do setor privado, passando a atuar como entidade civil, dotada de personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos. Passou a promover atividades culturais, educacionais e artísticas, valorizando as tradições gaúchas, especialmente a difusão do chimarrão e o resgate da bebida como hábito cultural e patrimônio dos gaúchos.

   Conforme Barbosa, a entidade a ser homenageada desenvolve um brilhante trabalho com as crianças das escolas municipais e também com os turistas, especialmente os que frequentam a Festa da Uva. Para o parlamentar Pedro Incerti/PDT, o chimarrão é um símbolo do Rio Grande do Sul e a homenagem sugerida reverencia as tradições do povo gaúcho.

Já o vereador Renato Nunes/PRB elogiou o trabalho do Instituto, mas concedeu voto contrário por entender que existe um excesso de homenagens propostas pelo Legislativo caxiense. Na opinião do republicando, a população tem feito muitas reclamações sobre esse expediente. "Com todo respeito ao Instituto do Chimarrão, mas temos coisas muito mais importantes para tratar. Não vejo necessidade de fazermos este tipo de homenagem porque temos assuntos mais sérios e pertinentes para debater nesta Casa", argumentou.

Para receber tais homenagens, Nunes citou como exemplo o Corpo de Bombeiros, que atua salvando vidas e presta trabalhos relevantes à sociedade. "Estamos tornando essas sessões muito banais, homenageamos qualquer um e qualquer pessoa. Se ouvirmos a população, não é isso que ela vai querer. Não nos colocaram aqui para fazer homenagens e dar nomes a ruas", pontuou. 

Jaison Barbosa discordou de Nunes. Segundo o pedetista, o Instituto é uma entidade simples. "É nas autenticidades que encontramos as coisas mais singelas. A Escola do Chimarrão leva essa mensagem de simplicidade e, acima de tudo, de identificação com o povo do Rio Grande", enfatizou.

Já o vereador Virgili Costa/PDT aproveitou para mandar um recado ao setor ervateiro. "Se a indústria não segurar o preço da erva-mate, a escola vai ter que nos ensinar a fazer chimarrão sem erva", ironizou o trabalhista.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Não

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Ausente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Ausente

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

    ZORAIDO DA SILVA PTB Sim
05/02/2014 - 23:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo