Voltar para a tela anterior.

Programa Mais Médicos recebe respaldo da maioria do Legislativo caxiense

Moção em apoio à iniciativa do governo federal partiu da bancada petista


O programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal, recebeu apoio da maioria do Legislativo caxiense por meio de uma moção, aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira (12/12). A bancada petista, composta pela vereadora Denise Pessôa e pelos vereadores Kiko Girardi e Rodrigo Beltrão, assina o documento. O texto explica que Caxias do Sul conta com sete médicos do programa, atendendo nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Cristina, Fátima Baixo, Mariani, Desvio Rizzo, Diamantino, São Vicente e Belo Horizonte.

Beltrão justificou a moção por ser contrário a uma atitude do presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, Marlonei dos Santos. Conforme o parlamentar, Marlonei enviou aos sete profissionais que atendem em Caxias do Sul uma carta em tom de ameaça. "É um desrespeito a esses sete médicos, que se envolvem com a região e passam oito horas no posto de saúde", pontuou. Mauro Pereira/PMDB afirmou que os médicos de Caxias do Sul também mantém contato com a comunidade e devem ser valorizados, ao que Beltrão reiterou que quis ressaltar uma qualidade dos profissionais do programa, sem depreciar os demais. Denise Pessôa/PT, por sua vez, adjetivou o trabalho dos médicos estrangeiros como diferenciado, por visitarem as famílias.

Pedro Incerti/PDT também foi contra a manifestação do presidente do Sindicato dos Médicos, sendo acompanhado por Rafael Bueno/PCdoB e Raimundo Bampi/PSB.  Guila Sebben/PP, no entanto, revelou não ter conhecimento da carta que teria sido enviada por Marlonei. "Imaginei que a moção teria um objetivo prático, mas votarei contrário porque o que a motivou foi um documento sobre o qual não tive conhecimento", justificou.

Virgili Costa/PDT também contribuiu com o debate. Ele entende que o programa surgiu "em meio ao fogo", durante os protestos feitos em junho deste ano. "Sou a favor, mas sei que o programa vai ser revisto no futuro", declarou. Renato Nunes/PRB se opôs a essa posição, citando que o presente é o mais importante.  O republicano divulgou que, na próxima sexta-feira (13/12), mais oito médicos virão à região da Serra.

O documento aponta que o programa foi lançado em julho de 2013, com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), prevendo investimentos e levando médicos para regiões com carência de profissionais. Além disso, a moção informa que o Ministério da Saúde investirá R$ 15 bilhões, até 2014, para melhorar a infraestrutura dos serviços através da construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e equipamentos.

A moção esclarece que os médicos estrangeiros estão sendo chamados para atuar na atenção básica à periferia de grandes cidades do Interior do país. Atualmente, 5.796 médicos integram a iniciativa, divididos em 2.025 cidades, com 20 milhões de pessoas beneficiadas. O texto informa, ainda, que, até o final do ano, os médicos estrangeiros contratados somarão 6,6 mil. Eles atenderão a mais de 22,7 milhões de pessoas.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim   

 

12/12/2013 - 23:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo