Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa comemora a regularização de senegaleses por parte do governo federal

Nos próximos dias, o Diário Oficial da União divulgará a lista dos que se enquadram nos critérios para permanência definitiva


A regularização dos senegaleses que residem atualmente em Caxias do Sul por parte do governo federal foi comemorada pela vereadora Denise Pessôa/PT. Na sessão ordinária desta quarta-feira (11/12), a petista informou que o Conselho Nacional de Imigração (Cnig), vinculado ao Ministério do Trabalho, deliberou pela permanência de senegaleses, no Brasil. Ela explicou os critérios exigidos para a regularização. É preciso que o senegalês esteja há mais de seis meses no país. Se o cidadão estiver a menos de meio ano, terá sua regularização garantida se estiver trabalhando com carteira assinada. De acordo com Denise, todos que se enquadram nesses perfis e tenham encaminhado o pedido de refúgio obterão um termo de permanência definitiva. "Vão poder visitar os seus parentes, no Senegal, com o direito de retorno", esclareceu. No momento, 650 senegaleses se encontram radicados em Caxias do Sul.

Conforme a petista, a pré-autorização já foi concedida pelo Cnig. Nos próximos dias, ocorrerá a publicação da lista nominal das pessoas enquadradas nos critérios, no Diário Oficial da União.
 "Avançamos em diversos pontos, graças ao trabalho de muitos. Ajudamos a dar visibilidade a uma população oprimida e explorada mundialmente. Modificamos a forma de atendimento junto à Polícia Federal, que passou a ter maior agilidade. Agora, avançamos na maneira de regularização desses imigrantes", ressaltou Denise.

Denise aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade a participar da Semana dos Direitos Humanos. Ela comentou que amanhã (12/12), às 10h, ocorre a Mesa Redonda "Igualdade, Diferença e Direitos Humanos", na Sala das Comissões Geni Peteffi, na Câmara Municipal.

11/12/2013 - 21:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo