Voltar para a tela anterior.

Inaugurada a placa que denomina a sala das comissões Vereadora Geni Peteffi

A ex-parlamentar, que faleceu em 26 de setembro passado, presidiu a Câmara em 2012


A sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul está oficialmente denominada Vereadora Geni Peteffi. Na tarde desta quarta-feira (11/12), ocorreu o descerramento da placa com o nome e um breve histórico da ex-parlamentar, que faleceu em 26 de setembro passado, por falência múltipla dos órgãos. Ela esteve à frente da Presidência do Legislativo caxiense, em 2012, quando concluiu seis mandatos consecutivos como vereadora, desde 1989.

O presidente da Câmara, vereador Edson da Rosa, destacou a fraternidade e o lado humano de Geni. "Ela vivia o Legislativo", recordou. Ele acrescentou que a ex-vereadora também havia conduzido a comissão de obras do atual prédio e 11ª sede do Parlamento caxiense, cuja inauguração aconteceu em 22 de novembro de 1996.

O prefeito municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, colega de Geni, como vereador, de 1997 a 2004, salientou o caráter dela e a capacidade para não deixar as disputas do campo político interferirem nos relacionamentos pessoais. O vice-prefeito Antonio Feldmann enfatizou a sensibilidade que ela tinha para compreender o outro e o perfil de líder política nata.

Consta da placa um texto assinado por Geni, extraído da plenária de 13 de dezembro de 2012: "Quando lá, em janeiro de 1989, iniciei minha carreira política como vereadora nesta Casa, não tinha ideia de que esta história duraria tanto tempo. Foram 24 anos e, olha, parece que foi ontem que tudo começou. Lembro que, nas primeiras sessões, eu quase não falava, apenas ouvia, mas, com o passar dos anos, fui pegando o jeito. Comecei a gostar da coisa. Dizem que quem entra na política se apaixona e não sai mais, pois é, eu me apaixonei, fiz disso minha vida e, desta Câmara, minha casa".

Geni Peteffi nasceu no dia 27 de abril de 1944, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Filha de Alfredo Belizário Peteffi e Olinda Pontalti Peteffi, cursou o primário na Escola José Venzon Eberle, o ginasial na Escola Madre Imilda e fez curso técnico em comércio, no colégio São Carlos. Terminado o Ensino Médio, Geni estudou nas faculdades de Ciências Econômicas e de Administração de Empresas, na Universidade de Caxias do Sul.

Durante muitos anos, atuou na iniciativa privada. Em 1983, começou a exercer ações em instituições públicas, onde trabalhou como assessora administrativa, na Secretaria Municipal da Educação. No Legislativo, também presidiu a Comissão de Educação, além de ter integrado a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em sua trajetória, recebeu a Medalha do Centenário da Imigração Italiana; o Prêmio Top of Mind, em 2004, 2005 e 2006; o Troféu Destaque Político da Região Nordeste da Revista Imagem News; o Troféu Ana Terra.

Em 2013, foi homenageada pelo Legislativo caxiense, com o Troféu Mulher Cidadã, entregue todo ano, pela Câmara, a mulheres que contribuem com a comunidade. A criação do prêmio às mulheres partiu dela e da ex-vereadora Ana Corso/PT, tendo sido apresentada em 2004.

Geni foi vereadora por 24 anos. Ela permaneceu na Câmara, como parlamentar, por seis mandatos consecutivos: 1989 a 1992, 1993 a 1996, 1997 a 2000, 2001 a 2004, 2005 a 2008, 2009 a 2012. Em 2012, também assumiu como prefeita em exercício. Era presidente do PMDB de Caxias. Diversas vezes, esteve à frente das lideranças da bancada do PMDB e do governo municipal (de 2005 a 2011, durante a administração do ex-prefeito José Ivo Sartori). Ao longo das legislaturas, presidia, constantemente, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Casa.

Uma de suas importantes propostas foi a criação do Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama (18 de julho), instituído pela lei 6.391/2005. Em seu primeiro mandato, Geni formou a bancada feminina ao lado da então vereadora Rosane Hambsch/PDT.

A nomenclatura da sala das comissões foi originada pelo decreto legislativo 313/A, de 5 de dezembro de 2013, a partir da iniciativa da Mesa Diretora da Casa, composta pelo presidente Edson da Rosa e pelos vereadores Gustavo Toigo (vice-presidente), Edi Carlos (2º vice-presidente), Flávio Cassina (secretário) e Kiko Girardi (2º secretário).

11/12/2013 - 16:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo