Voltar para a tela anterior.

Presidente da Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé ocupa a Tribuna Livre

O padre Raimundo Pauletti demonstrou preocupação para com a situação financeira


O presidente da Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé (ACPMEN), padre Raimundo Pauletti, ocupou a Tribuna Livre do plenário do Legislativo caxiense, na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (28/11). Ele pontuou que a instituição existe há 35 anos e que oferece diversos tipos de serviços, para crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 15 anos.

Pauletti destacou que, com a ajuda de várias congregações do município, pôde-se construir um local onde, hoje, mais de 300 crianças participam das atividades, propostas pela associação, no turno inverso ao escolar. Entretanto, de acordo com o presidente da entidade, a atual situação financeira é muito grave. Disse que a estrutura física precisa, urgentemente, de melhorias. Atentou que as congregações que ajudavam a ACPMEM são filantrópicas e que, devido a isso, necessitaram diminuir, de maneira considerável, as doações.

Segundo Pauletti, as verbas, recebidas através dos convênios firmados com órgãos governamentais e não governamentais, não têm sido suficiente para suprir as necessidades do órgão. Ele frisou que, em 2014, a ACPMEN não conseguirá manter todas as crianças que, hoje, são atendidas e nem o número de monitores.

O presidente informou que, se a entidade não passar por uma formatação, provavelmente, em um futuro próximo, terá que encerrar as atividades. O padre pediu apoio aos vereadores, para que essa situação pudesse ser revertida.

Na opinião do vereador Jaison Barbosa/PDT, muitas vezes, as leis não favorecem as instituições e acabam destruindo ótimos projetos. O pedetista salientou que a secretária municipal da Educação, Marléa Ramos Alves, se comprometeu a ajudar na busca por soluções ao problema.

O vereador Daniel Guerra/PRB observou que a instituição desenvolve diversas ações que proporcionam esperança para as crianças daquela região, muitas delas, em situação de vulnerabilidade social. Guila Sebben/PP e Zoraido Silva/PTB concordaram que são necessárias mais entidades, como a ACPMEN, no município. Apontaram para a união de forças, para ajudar o órgão. A vereadora Denise Pessôa/PT também apoiou as pautas da ACPMEN.

28/11/2013 - 18:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo