Voltar para a tela anterior.

Criação do Dia Municipal do Repórter Cinematográfico é aprovada

A matéria tem a autoria do vereador Rafael Bueno


Aguarda pela sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho o projeto que institui o Dia Municipal do Repórter Cinematográfico, a ser comemorado a cada 27 de abril. De autoria do vereador Rafael Bueno/PC do B, o projeto foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (27/11).

Conforme o autor da matéria, o critério de escolha da data se deveu à memória dos cinegrafistas Enildo Paulo Pereira e Ezequiel Barbosa, que faleceram em um acidente, na RS-122, enquanto se deslocavam para acompanhar uma ação da Polícia Civil.

Bueno defendeu que esses profissionais são responsáveis pela captura da matéria-prima do jornalismo televisivo. "Eles nos mostram a história sem maquiagens ou truques", opinou. Também considerou se tratar de uma profissão de risco e que não tem hora certa, pois é preciso acompanhar o que acontece na sociedade. Enfatizou que os profissionais não têm autonomia, porque são enquadrados dentro da categoria dos jornalistas.

O vereador Mauro Pereira/PMDB saudou a iniciativa. Para ele, embora seja pouco lembrada, a categoria merece respeito por trabalhar com a informação. Henrique Silva/PC do B defendeu que a data poderá contribuir para o reconhecimento dos profissionais. Virgili Costa/PDT também se manifestou favoravelmente à proposta. Renato Nunes/PRB, por sua vez, considerou que o projeto entrou rapidamente, na ordem do dia da Casa, e cobrou que outras propostas também entrem na pauta.

Jaison Barbosa/PDT comentou sobre a aprovação da moção de apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC) que restitui a obrigatoriedade do diploma de formação específica, para o exercício do Jornalismo. Raimundo Bampi/PSB salientou que será encaminhada moção de apoio à campanha salarial dos trabalhadores da categoria de jornalista do Estado do Rio Grande do Sul.

O texto do projeto considera que os repórteres cinematográficos são profissionais que buscam informações variadas e fazem a distribuição do material produzido em diferentes veículos de comunicação. Ressalta que eles mantêm o público informado através de suas lentes, levando o seu ponto de vista aos lares dos cidadãos. O documento salienta que são esses trabalhadores que transmitem os jogos de futebol e outros esportes e que deixam gravados os melhores momentos da vida das pessoas, como aniversários, formaturas, casamentos, entre outros.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

27/11/2013 - 21:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo