Voltar para a tela anterior.

Vereador Daniel Guerra quer a criação do programa Fiscal Cidadão

Parlamentar protocolou projeto para incentivar o cumprimento das leis


O incentivo à fiscalização do cumprimento das leis motivou o vereador Daniel Guerra/PRB a protocolar o projeto de lei Fiscal Cidadão, conforme divulgado na sessão ordinária desta quarta-feira (20/11). O parlamentar utilizou a tribuna da Casa para explicar que a proposta incentiva cidadãos voluntários a identificarem e denunciarem irregularidades às autoridades responsáveis. O projeto sugere que o poder Executivo realize cursos sobre a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e o Código de Posturas, a quem se oferecer para fiscalizar o cumprimento das leis.

Conforme o vereador, o fiscal não terá nenhum tipo de remuneração ou vínculo empregatício com o poder Executivo. A intenção é, segundo Guerra, motivar os caxienses a fiscalizarem e perpetuarem o conhecimento recebido sobre as leis. De acordo com o republicano, a ideia do programa surgiu do cidadão Luiz Eduardo Caetano, que veio de Santa Maria para residir em Caxias do Sul. Ele procurou o parlamentar, que construiu e protocolou o projeto de lei.

Mauro Pereira/PMDB, em apoio à proposta, destacou que haverá mais autonomia e legalidade por parte da população. "Os cidadãos não sabem o poder que têm. Eles pagam os nossos salários e, por isso, são os nossos fiscais", pontuou. Para Guerra, o projeto contribui com o processo fiscalizatório e com a divulgação das leis aprovadas na Câmara. "Em nosso município, há o desrespeito às leis muitas vezes pela falta de conhecimento", salientou.

20/11/2013 - 21:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo