Voltar para a tela anterior.

Guerra propõe a criação de sistema de apoio à saúde vocal dos professores municipais

Segundo o parlamentar, o programa, se implantado, deverá oferecer assistência preventiva


O republicano Daniel Guerra protocolou, nesta quarta-feira (30/10), um projeto de lei que autoriza a criação de um Sistema de Apoio Municipal de Saúde Vocal dos Professores da Rede Municipal de Ensino. A proposta foi detalhada pelo vereador, durante a sessão ordinária de hoje. Segundo Daniel Guerra/PRB, os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, a exemplo dos docentes, precisam tirar o máximo de seu potencial vocal.

Para ilustrar esse esforço, o parlamentar informou que o Centro de Estudos da Voz, em parceria com o Sindicato dos Professores de São Paulo, fez uma entrevista com 250 docentes da Educação Infantil ao Ensino Superior e 250 profissionais de outras áreas. No primeiro grupo, conforme o vereador, mais de 60% afirmaram já ter tido problemas vocais. O percentual cai para 38,5% no segundo grupo.

Na opinião do republicano, se o mesmo estudo fosse feito em Caxias, os resultados seriam similares. Devido a isso, o projeto de sua autoria permite ao poder Executivo a criação do Sistema de Apoio Municipal de Saúde Vocal, objetivando a prevenção de doenças de voz em professores da Rede Municipal de Ensino. O projeto sugere ainda que, se aprovado, o sistema deverá executar, no mínimo, um curso teórico-prático anual, com o intuito de orientar os educadores sobre o uso adequado da voz, profissionalmente.

Guerra salienta que o Sistema Municipal de Saúde Vocal será mantido sob responsabilidade técnica das secretarias da Saúde e da Educação para formulação de diretrizes, além de sua viabilização, implantação e execução. Conforme o texto, o professor não será prejudicado enquanto estiver em tratamento, sendo considerado na ativa para fins de progressão profissional.

30/10/2013 - 21:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo