Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva critica rejeição da Secretaria da Saúde ao Programa Mais Médicos

Da tribuna, parlamentar lembrou de sua ampla defesa da medicina preventiva


O vereador Henrique Silva/PCdoB ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30/10), para falar sobre o posicionamento da Secretaria Municipal da Saúde sobre o Programa Mais Médicos do governo federal. A Secretaria estava inscrita no programa desde julho deste ano e a vinda dos profissionais foi aprovada apenas agora. Os sete médicos, que seriam encaminhados para o município, foram dispensados pelo entendimento que a demanda já estava suprida.

Henrique reitera que é preciso ver a questão da saúde de forma mais ampla e os médicos do Programa participam do ESF (Estratégia de Saúde da Família) e tratam a medicina de forma preventiva e contribuem para uma nova estruturação da saúde. "Estou tentando entender porque dizem que não é necessário ou que não é o momento correto, não dá pra entender. Nós não podemos nos dar ao luxo, em Caxias, de recusar. Se os médicos foram disponibilizados, cabe à Secretaria gerenciar."

O vereador defendeu a aplicação do Programa de Saúde da Família (PSF) como forma de mudar a saúde da população de modo efetivo e lembrou que os médicos do Programa seriam essenciais à cidade. "Entendo que é necessário, sim, a vinda dos médicos para Caxias, porque Caxias tem uma grande demanda e, principalmente, a que eu considero mais importante, que é a saúde preventiva e esses médicos têm base a prevenção.", conclui. 


30/10/2013 - 19:29
Gabinete do vereador Henrique Silva
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo