Voltar para a tela anterior.

Zoraido Silva destaca possível reajuste no preço de combustíveis

O parlamentar frisou que tanto a gasolina quanto o óleo diesel já sofreram alta em 2013


Na sessão ordinária desta terça-feira (29/10), o vereador Zoraido Silva/PTB destacou matéria publicada na edição de hoje do jornal Zero Hora, a respeito do plano de ação da Petrobras, com o objetivo de resolver os seus problemas de caixa. Conforme o texto, a empresa tentará equiparar os preços dos combustíveis, no Brasil, com o patamar dos valores praticados no mercado internacional.

De acordo com Zoraido, a estatal propõe que os valores internos da gasolina e do óleo diesel mudem no Brasil, conforme flutuem no exterior, o que, hoje, significaria altas de, no mínimo, 5% na gasolina e de 15% no diesel. Entretanto, o parlamentar pontuou que, nas contas da Petrobras, para sanar os problemas financeiros, a defasagem é ainda maior. Ou seja, seriam necessárias elevações de 6,5% na gasolina e de 19% no óleo diesel.

Zoraido ponderou que, em 2013, tanto a gasolina quanto o óleo diesel já sofreram reajuste. "A elevação do consumo, a perspectiva do crescimento, a ameaça de conflito, em regiões produtoras, como o Oriente Médio, e a alta do dólar são fatores determinantes para o aumento dos preços", frisou. O petebista salientou que esse novo método ainda não está aprovado. Conforme ele, para a medida vigorar, será preciso que o conselho de administração da companhia se posicione a favor.

O vereador Raimundo Bampi/PSB considerou que o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, mas que não tem capacidade de refinar o produto. Dessa forma, de acordo com Bampi, o país exporta o petróleo e, posteriormente, importa a gasolina e o óleo diesel, pagando um preço maior do que lucrou com a exportação. Guila Sebben/PP observou que o lucro da Petrobras, comparado ao mesmo período de 2012, obteve uma queda de 39%.

29/10/2013 - 19:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo