Voltar para a tela anterior.

Presidente da Câmara participa de reunião sobre a Rede Legislativa de TV Digital

Edson da Rosa esteve em Porto Alegre acompanhado de servidores da Casa


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Edson da Rosa, e uma equipe de servidores receberam, na manhã desta terça-feira (22/10), em Porto Alegre, orientações técnicas e informações estratégicas relacionadas à Rede Legislativa de TV Digital. Em reunião promovida pelo Comitê Gestor de TV Digital da Câmara dos Deputados e pela Superintendência de Comunicação da Assembleia gaúcha, representantes de parlamentos municipais do Rio Grande do Sul que já demonstraram o interesse em aderir ao sinal digital aberto foram informados que os canais poderão ser designados ainda neste ano.

De Caxias do Sul, também acompanharam o encontro o diretor administrativo-financeiro da Casa, José Bianchi, a chefe da Assessoria de Comunicação, Vania Marta Espeiorin, e a coordenadora de programação da TV Câmara, Leticia Rossetti. O Legislativo caxiense demonstrou desejo de integrar a Rede Legislativa de TV Digital ainda em 2012. Atualmente, a Câmara de Caxias aguarda a designação do canal. O pedido está em trâmite no Ministério das Comunicações.

A reunião em Porto Alegre foi coordenada pela presidente do Comitê Gestor de TV Digital da Câmara dos Deputados, Sueli Navarro Garcia, e pela jornalista Carla Bisol, que atende à região Sul. Sueli reforçou o papel da rede no sentido de facilitar o acesso das informações legislativas às diferentes comunidades, a partir de uma programação televisiva de qualidade, disponível 24 horas aos cidadãos.

A Rede Legislativa foi instituída no ano passado e propõe a abertura dos sinais da TV Câmara Municipal, TV Assembleia e TV Câmara. Ela conta com o recurso da multiprogramação, que é a capacidade técnica do sistema de televisão digital de dividir um canal de 6 MHz para a transmissão de quatro canais de TV. Isso significa que um mesmo sistema transmissor pode ser compartilhado por quatro diferentes emissoras (TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal), tendo cada uma 24 horas de programação.  Apenas os canais da União, incluindo o da Câmara dos Deputados, ao qual os legislativos municipais estarão ligados, são autorizados a fazer a multiprogramação.

No caso de Caxias do Sul, hoje, a TV Câmara funciona em sistema analógico e a programação é compartilhada com a TV Assembleia Legislativa. Via Canal 16 da NET, a TV Câmara de Caxias do Sul dispõe de 12 horas de programação, envolvendo transmissão de sessões ordinárias e solenes, audiências e reuniões promovidas ou apoiadas pelo Legislativo ou pelas comissões permanentes e temporárias, além dos programas produzidos pelos profissionais da Casa. Nas outras 12 horas, é a TV Assembleia que veicula suas sessões, atividades e coberturas jornalísticas. Quando receber a designação do canal em sistema digital, o Legislativo caxiense terá 24 horas de programação. Mas, antes, precisará firmar Acordo de Cooperação com a Câmara Federal e encaminhar o projeto técnico para transmissão. No país, até agora, a Rede Legislativa de TV Digital se encontra em sinal aberto em 20 cidades, incluindo Porto Alegre.

De acordo com o presidente da Câmara caxiense, Edson da Rosa, a Casa está empenhada em levar cada vez mais à comunidade informações sobre a Câmara de Vereadores, apresentando suas funções e convidando a população a ajudar a construir propostas que beneficiem toda sociedade. Por isso, tem buscado fortalecer as ferramentas de comunicação. "Os canais legislativos são instrumentos que propagam as ações parlamentares, aproximam a Câmara da sociedade, abrem espaço e voz aos cidadãos, ajudando a divulgar o papel do Legislativo no contexto social", ressalta o presidente da Câmara caxiense.


22/10/2013 - 21:39
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo