Voltar para a tela anterior.

Audiência avança no debate sobre a anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul

A comissão temporária especial da Câmara reforçou o apoio ao pleito


Avançar no debate, sobre o processo de anexação dos distritos de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul, foi o objetivo da audiência pública, realizada na noite desta segunda-feira (21/10), no plenário do Legislativo caxiense. A comissão temporária especial da Câmara que trata do assunto reforçou o apoio ao pleito. Atualmente, as localidades estão vinculadas a São Francisco de Paula.

As estimativas indicam que, se fosse consolidada a medida, o território de Caxias aumentaria 53% e a população, em dois mil habitantes. Por outro lado, São Francisco perderia em torno de 14% de arrecadação. O presidente da comissão, vereador Mauro Pereira/PMDB, coordenou os trabalhos de hoje.

O último motivo embasou a manifestação totalmente contrária do prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampel. Enquanto isso, o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, comentou sobre os trabalhos da Comissão de Anexação de Cazuza Ferreira e Juá, presidida por Rejani Gil. Segundo ele, esse grupo tem atendido à vontade da maioria da população local. Alceu salientou que respeitará o que for decidido do ponto de vista legal.

Rejani sustentou a intenção de que, em 2014, ocorresse um plebiscito. Disse que a comunidade daqueles distritos tem o direito de escolher a cidade à qual querem pertencer. Comemorou recente aprovação, no Senado e na Câmara dos Deputados, da lei que dá aos estados e aos municípios a competência de decidir sobre as emancipações.

Na mesma linha, o presidente do Conselho Deliberativo da Comissão de Anexação de Juá e Cazuza Ferreira, o ex-vereador Vitor Hugo Gomes, recordou que essa luta remonta a 1975. Destacou que o estado já possui lei prevendo a troca. Reiterou que os esforços continuam no sentido de permitir àqueles cidadãos deliberar sobre o assunto, por meio do voto. Segundo ele, a medida traria diversos benefícios, como asfaltamento de estradas, no padrão utilizado para os distritos caxienses.

Cerca de 200 pessoas lotaram o plenário, incluindo diversas autoridades, como os deputados estaduais Maria Helena Sartori/PMDB, Marisa Formolo/PT e Vinicius Ribeiro/PDT e os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos/PSB, Flávio Cassina/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Henrique Silva/PC do B, Jaison Barbosa/PDT, Kiko Girardi/PT, Neri, O Carteiro/DEM, Pedro Incerti/PDT, Raimundo Bampi/PSB.

Além do presidente Mauro, integram a Comissão Temporária Especial Pró-Anexação de Cazuza Ferreira e Juá a Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos/PSB, Flávio Dias/PTB, Henrique Silva/PC do B, Jaison Barbosa/PDT, Kiko Girardi/PT e Neri, O Carteiro/DEM.

21/10/2013 - 22:01
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo