Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de apoio à duplicação de trecho da BR-116

Parlamentares discutiram sobre qual governo deveria ser responsabilizado para custear a obra


Os vereadores aprovaram, por unanimidade, a moção de apoio à duplicação da BR-116, no trecho entre os Km 152 e Km 153, em Caxias do Sul. O texto destaca que o perímetro urbano da BR-116 se inicia no Km 142 (rótula de Ana Rech) e se estende até o Km 154 (rótula da Avenida São Leopoldo). Nesse percurso está inserido o trecho citado na moção e que é o único da BR-116 sem duplicação, dentro do perímetro urbano de Caxias.  

De acordo com o documento, assinado pelos parlamentares Edi Carlos/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Gustavo Toigo/ PDT, Mauro Pereira/PMDB e Neri Pereira (Neri, O Carteiro)/DEM, por conta do afunilamento da pista, o trecho se transformou num dos principais gargalos da cidade, onde congestionamentos já se tornaram rotineiros.

Os parlamentares observam que a situação se agrava porque o trecho fica entre os acessos a dois bairros da cidade (Planalto e Vila Verde), dificultando o trânsito especialmente nos horários de maior fluxo de carros. Mais de 40 mil veículos trafegam todos os dias pela BR-116 em Caxias do Sul e a maioria desses automóveis passa pelo trecho, informa a moção. De acordo com os parlamentares, essa condição eleva os riscos de acidente, preocupando motoristas, pedestres e moradores da região.

Segundo o vereador Mauro Pereira/PMDB, existem dois itens que podem favorecer a execução da obra: o fato de o custo não chegar a R$ 2 milhões e de não haver necessidade de desapropriações. Mauro acredita que a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) já presta esse tipo de serviço e poderia ser acionada para os trabalhos. Lembrou que já fez o pedido de duplicação para o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Pedro Luzardo. "É uma obra barata e que requer sentimento. É para quem tem sensibilidade política e consegue ver o sofrimento que a comunidade passa no dia a dia", ressalta Mauro.

Por residir na região há mais de 15 anos e acompanhar as dificuldades dos motoristas e pedestres, o vereador Edi Carlos/PSB conhece bem o problema. "É nesse local onde acontecem os maiores acidentes. Se o governo federal não tem como fazer a obra, que encontre uma forma ideal de parceria para que o município a realize e acabe com os transtornos", sugeriu. Rafael Bueno/PC do B afirma que a obra é necessária porque a BR-116 é a principal via de escoamento da cidade. Mas, na sua opinião, antes de realizar a duplicação, o poder público deveria ter a preocupação com a vida do usuário, implantando faixas de segurança e passarelas. Rodrigo Beltrão/PT reconhece que o governo federal precisa fazer a parte que lhe compete. Entretanto, na sua análise, o município deve também cumprir com suas responsabilidades, "já que, durante a campanha eleitoral, o governo atual prometeu a construção de duas passarelas no local e até o momento nada foi feito".

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Não Votou

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

17/10/2013 - 21:56
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo