Voltar para a tela anterior.

Presidente do Legislativo é convidado para o lançamento da Semana do Jovem Eleitor

Edson da Rosa recebeu o juiz eleitoral Clóvis Moacyr Mattana Ramos, nesta quarta-feira


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Edson da Rosa, recebeu, nesta quarta-feira (16/10), o convite para o lançamento da Semana do Jovem Eleitor em Caxias do Sul. O ato púbico será na próxima sexta-feira (18/10), às 10h30min, no plenário do Legislativo caxiense. O convite foi feito pelo juiz eleitoral da zona coordenadora (169ª), Clóvis Moacyr Mattana Ramos, e pelos chefes de cartório da 16ª zona eleitoral, Marcelo Reginatto, e da 136º zona eleitoral, Camila Dalbem.

O juiz explicou que a Semana do Jovem Eleitor é um projeto promovido, nacionalmente, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e procura conscientizar o jovem sobre a importância do voto. Também busca antecipar o chamamento da juventude para encaminhar o título e evitar filas no período do fechamento do cadastro. De acordo com Ramos, para mobilizar esse público, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul promoverá palestras e debates em escolas. No caso da Justiça Eleitoral caxiense, está sendo feita uma forte divulgação nas instituições de ensino e em locais em que a juventude se faz mais presente.

Durante a visita do magistrado, o Parlamento Municipal recebia em seu plenário os alunos que participarão do Vereador Por Um Dia 2013. O presidente Edson da Rosa e o diretor-geral da Câmara, José Ferreira Machado, aproveitaram para convidar Ramos a conversar sobre o alistamento eleitoral com os estudantes. "É importante saber que podemos modificar algo pelo voto e, assim, contribuir para a construção da cidadania. Por isso, estamos aqui divulgando a Semana do Jovem Eleitor, para convidar quem completou 16 anos a fazer o título", informou o juiz, diante de uma plateia atenta.

O presidente Edson da Rosa também destacou que, com o voto consciente, as pessoas podem auxiliar na busca de melhorias a toda a sociedade. Direcionando-se aos alunos, o presidente da Câmara Municipal retomou sua manifestação no sentido de partilhar com a comunidade informações claras sobre as competências dos três poderes constituídos no país, em especial  sobre as atribuições do vereador. Em relação à campanha de estímulo ao voto a partir dos 16 anos, Edson declarou seu apoio e agradeceu a visita do magistrado.

"Essa aproximação entre os poderes só vem a beneficiar o trabalho do poder público. E a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul é parceira nessa mobilização para convidar o jovem a encaminhar o título e, consequentemente, a se envolver mais nas decisões democráticas que o voto nos possibilita", ressaltou o presidente do Legislativo caxiense.  

No ato público desta sexta-feira, os jovens que participarem poderão já encaminhar a confecção do título. A Justiça Eleitoral trará equipamentos para fazer o documento no próprio plenário da Câmara. Os documentos necessários são: Identidade atual e em bom estado (RG ou Carteira de Trabalho ou Certidão de Nascimento); comprovante de residência recente (água, luz, telefone, etc.); comprovante de alistamento militar (para homens a partir de 18 anos, ou que completem 18 anos até o final de 2013).

16/10/2013 - 20:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo