Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno está preocupado com a obesidade infantil nas escolas

O parlamentar apresentou reportagem que coincide com projetos de sua autoria


Na sessão ordinária desta terça-feira (08/10), o vereador Rafael Bueno/PC do B comentou sobre o Dia Mundial da Alimentação, comemorado na data de hoje. Sobre o tema, o parlamentar destacou a taxa de obesidade, em Caxias do Sul, apresentando matéria de jornal local. O texto tratou do índice de 34% da doença, na população brasileira, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Preocupado com essa questão, o comunista elaborou um projeto evolvendo esse tema.

Pela proposta do parlamentar, que já tramita pelas comissões da Casa, ficaria proibida a comercialização, a confecção e a distribuição de produtos que acarretassem riscos à saúde ou à segurança alimentar dos consumidores, em cantinas de escolas públicas e privadas de Caxias do Sul.

Bueno fez um comparativo entre o projeto de sua autoria e parte da reportagem, que mostra a declaração de uma diretora. Ela afirmou que, com o lucro do bar da escola, é possível fazer reformas estruturais. "Isso significa dizer que nós vamos envenenar nossas crianças, em nome do lucro", alertou. Para o comunista, é um contrassenso o município contratar nutricionistas para elaborar um cardápio balanceado, ao mesmo tempo em que permite a venda de alimentos não saudáveis, em cantinas no pátio das escolas.

Para o vereador, os futuros obesos irão gerar um problema social, já que essas pessoas, discriminadamente pela aparência, serão rejeitadas no mercado de trabalho, além de gerar custos para a saúde pública, com a intervenção de cirurgias bariátricas (redução de estômago). Os vereadores Henrique Silva/PC do B e Raimundo Bampi/PSB apoiaram a iniciativa de Bueno.

16/10/2013 - 20:29
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo