Voltar para a tela anterior.

No Dia do Professor, Rafael Bueno parabeniza a categoria

O parlamentar defende 10% dos recursos do PIB para investimentos em educação


Na sessão ordinária desta terça-feira (15/10), o vereador Rafael Bueno/PC do B parabenizou os professores pela passagem da data dedicada à categoria. Lembrou como surgiu a comemoração. No dia 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza de Ávila, Pedro I, então imperador do Brasil, baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Bueno contou que o decreto tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores, matérias básicas e até como os docentes deveriam ser contratados. "A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida", salientou. De acordo com ele, somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, foi que ocorreu a primeira comemoração de um dia, efetivamente, dedicado ao professor, em São Paulo.

Segundo o comunista, o poder público é responsável por 83% dos empregos, no magistério. Enfatizou que a educação básica é o destino de 77,6% dos professores brasileiros e que 77% da docência, na educação básica brasileira, cabe a mulheres. A média salarial dos docentes da educação básica é de R$ 927 reais.  

O vereador atentou que a formação dos educadores não se baseia, apenas, na racionalidade técnica, mas, também, na habilidade e na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos, para a teoria e a prática de ensinar. Afirmou que, durante o exercício do mandato, vai lutar para que o Plano Nacional de Educação obtenha investimentos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), para a educação.

15/10/2013 - 20:54
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo