Voltar para a tela anterior.

Melhorias urbanas e segurança são as principais reivindicações da região central

Moradores também trouxeram outras demandas na 4ª edição do Câmara Vai aos Bairros 2013


Melhorias urbanas e segurança foram as principais demandas, apresentadas por moradores da região central de Caxias do Sul, na 4ª edição do Câmara Vai aos Bairros 2013. A reunião aconteceu no início da noite desta segunda-feira (14/10), no salão da comunidade Nossa Senhora do Carmo, e contemplou 38 bairros e loteamentos. Todas as reivindicações serão encaminhadas às autoridades competentes. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, conduziu os trabalhos de hoje, que contaram com 78 pessoas.

Ao comemorar obras de esgoto, no Saint Ettieni, Ana de Carvalho atentou que ainda existem carências a serem enfrentadas, como calçamento, área de lazer e linhas do transporte coletivo. Um espaço para esporte e lazer também partiu de Osvaldino da Silva, do Panazzolo. Conforme ele, a solicitação já constava da edição do orçamento comunitário de três anos atrás. "Até agora, não houve resultados", lamentou. Osvaldino alertou para o trânsito congestionado, no trecho urbano da BR-116 que corta a cidade, sobretudo, nas imediações da Marcopolo, e para os riscos de tráfego, na Rota do Sol (RSC-453), que, continuamente, apresenta buracos.

Os pedidos por mais segurança ganharam eco nas manifestações. Wagner Marçal solicitou módulo do policiamento comunitário para o São Leopoldo. Lembrou que a ideia inicial de incluir o bairro no projeto da Brigada Militar ainda não se efetivou.

Na mesma linha, outros moradores relataram que essa localidade vem sofrendo com supostos bandos que, por meio de motos e carros, promovem festas ao ar livre. Citaram o consumo de bebidas e som alto. Quadro este que, além das imediações do São Leopoldo, estaria se repetindo próximo à junção entre as ruas Alfredo Chaves e Dom José Barea.

Marçal reforçou que a fiscalização do município deveria combater a poluição sonora. Complementou que o São Leopoldo necessita de creche, proposta esta que, como contou, havia sido aprovada no orçamento comunitário do ano passado.

Outras solicitações ficaram por conta do 1º de Maio e do Cristo Redentor. Moradora do primeiro bairro, Ilves Teixeira enfatizou que, mesmo após o término de um concurso público, segue pendente a nomeação de um agente de saúde. Referiu problemas de esgoto e faltas de lâmpadas, nos postes. Residente no outro bairro, Dionísio Smaniotto denunciou ausência de fiscalização a construtoras da região do Cristo Redentor. "Caminhões que atendem a obras deixam cair pedras que afundam os calçamentos", observou.

Estes foram os 38 bairros e loteamentos contemplados nesta edição: Antena, Boa Vista, Centro, Cinquentenário I, Cinquentenário II, Cinquentenário Sudoeste, Coltro, Cristo Redentor, Euzébio Beltrão de Queiróz, Exposição, Flor da Serra, Floresta (parte), Jardelino Ramos, Jardim América, Kahler, Madureira, Marechal Floriano, Medianeira, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora de Lourdes, Panazzolo, Pio X, Primeiro de Maio, Rio Branco, Sagrada Família, Sagrada Família II, Saint Etiene, Santa Catarina, São Leopoldo, São Pelegrino, São Romédio, São Vicente, Universitário, Universitário II, Vila Ipiranga, Vila Libertá, Vila Moderna, Vila XV.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Edson da Rosa, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira, Clair Girardi (Kiko), Daniel Guerra, Denise Pessôa, Edi Carlos, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Flávio Dias, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Henrique Silva, Jaison Barbosa, Jó Arse, João Carlos Virgili Costa, Mauro Pereira, Neri Pereira (Neri, O Carteiro), Pedro Incerti, Rafael Bueno, Raimundo Bampi, Renato Nunes, Rodrigo Beltrão e Zoraido Silva.

14/10/2013 - 23:38
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo