Voltar para a tela anterior.

Ato-show apoiado pelo Legislativo mobiliza os caxienses pela vinda de uma universidade pública federal a Caxias

Centenas de pessoas estiveram no Largo da Estação Férrea, neste domingo, em adesão à campanha “Quero a UFRGS aqui”


   Quase 5 mil pessoas se reuniram no Largo da Estação Férrea, na tarde deste domingo (06/10), para o ato-show pró-universidade pública federal em Caxias do Sul. O evento, apoiado pela Câmara Municipal, por meio da Comissão Especial Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul, integra a campanha "Quero a UFRGS Aqui". A iniciativa contou com a presença de integrantes de entidades sindicais, representantes dos poderes Legislativo e Executivo e comunidade escolar.

O presidente da Comissão, vereador Rafael Bueno/PC do B, voltou a defender a região de Forqueta como local ideal para instalação do campus. O comunista aproveitou o grande número de pessoas presentes ao evento para formar uma corrente de esforços no sentido de viabilizar a ideia. "Precisamos transformar esse sonho em realidade, por isso convoco os trabalhadores e a juventude a entrarem nessa luta", destacou o parlamentar.

O prefeito Alceu Barbosa Velho participou da abertura oficial do ato e voltou a frisar que espera pela manifestação dos dirigentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sinalizando sobre o espaço adequado para instalação do campus na cidade. Ele garantiu que a prefeitura doará a área que for necessária. "Queremos a UFRGS aqui porque vocês são o futuro desta nação", enfatizou o prefeito, diante de centenas de jovens atentos.

O estudante Guilherme Furlan, 16 anos, chegou cedo para garantir um bom lugar em frente ao palco. Ele apoia o movimento e disse que é importante ter uma universidade pública federal em Caxias para não provocar uma saída forçada de jovens da cidade em busca de ensino gratuito em outras regiões. Furlan não gostaria de ter que se deslocar a Porto Alegre, por exemplo, para estudar, e ficar longe da família e dos amigos. "Além disso, há as despesas com moradia e alimentação. O que eu vou gastar em outra cidade é o mesmo que eu pagaria para estudar em uma universidade privada, em Caxias. Então, não vai resolver nada eu sair daqui para um outro lugar em busca de ensino público gratuito. O ideal seria ter uma universidade federal aqui", defendeu.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio, Milena Vaccari, 16 anos, também diz que ficar longe dos familiares e o custo de manutenção fora de Caxias são os grandes problemas, por isso defende a vinda da UFRGS para Caxias. Já a estudante Escarlet Gressler, 19 anos, deseja a presença de uma universidade federal em Caxias para não ter de se deslocar a outro município. E, mesmo que consiga uma vaga na UFRGS em Porto Alegre, não vai conseguir estar perto das pessoas que ela mais ama por ter que se dedicar muito aos estudos, além de considerar cansativo fazer o trajeto de ida e volta entre Caxias e a Capital. "É muito ruim largar tudo o que você construiu em Caxias para ter que morar em um lugar diferente de onde você nasceu e cresceu", lamenta.

  Também prestigiando a mobilização, Henrique Silva/PC do B disse que o futuro da cidade passa pela instalação da UFRGS em Caxias.   O ato-show foi promovido pela Rádio Atlântida, com apoio do Legislativo caxiense, por meio da Comissão Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul. A realização foi do Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Comerciários e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). Apresentaram-se durante a atividade as Bandas Strike e Tia Chica, a dupla Mateus e Fabiano e o Grupo Sem Razão. 

    Além de Rafael Bueno e Henrique Silva, também estiveram no ato, Mauro Pereira/PMDB, Neri Pereira (O carteiro)/DEM e Pedro Incerti/PDT. Atualmente, integram a Comissão Especial Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul os vereadores Edi Carlos/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flavio Dias/PTB, Neri Pereira/DEM, Rodrigo Beltrão/PT e Rafael Bueno/PC do B.


06/10/2013 - 19:55
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo