Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo apresenta projeto de lei para estimular a educação no trânsito

A proposta procura inserir o tema no currículo escolar das instituições de ensino do município


Medidas de educação para o trânsito na rede municipal de ensino foram defendidas pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, durante a sessão ordinária desta terça-feira (24/09). O pedetista apresentou um projeto de lei que sugere o desenvolvimento de ações envolvendo escolas, pais, alunos, presidentes de bairros e fiscais de trânsito. A ideia é que cada unidade de ensino elabore seu projeto. "Essa é uma ideia para que nossos alunos tenham consciência do que significa caminhar, transitar, trafegar pelas nossas vias e rodovias", afirmou.

Na visão do parlamentar, esse é um tema que está na ordem política do país e a Câmara Municipal mostra-se atenta, trazendo para o debate assuntos dessa natureza. Lembrou que o poder Executivo tem demonstrado atenção para com essa temática e, por isso, está lançando o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que será anunciado nos próximos dias pelo prefeito Alceu Barbosa Velho. Serão realizadas ações envolvendo o setor de transporte coletivo, seletivo, táxis, sinalização de trânsito e medidas educativas.

Conforme Toigo, o plano incentivará o uso de bicicletas como meio de transporte. Obras de escoamento de tráfego e conclusão das estações de transbordo nos bairros Floresta e Imigrante também integram a proposta.

Como exemplo a ser divulgado na sala de aula, Toigo destaca as blitze integradas, que visam coibir, principalmente, a direção sob efeito de álcool e a permanência de carros em condição irregular nas ruas da cidade. "A questão da embriaguez no trânsito tem provocado enormes transtornos e custos à saúde pública", frisou.

As blitze exercem um papel determinante de politica pública com a presença das forças de segurança nas ruas, exigindo o cumprimento do Código de Transito Brasileiro, lembra Toigo. Em virtude disso, o parlamentar reafirma sua defesa em torno da orientação aos estudantes. "Nossas crianças cada vez mais estão vivendo enclausuradas nos condomínios e não têm a dimensão de como atravessar uma via", percebe.

O pedetista avalia que é necessário envolver os alunos do município para observar o trânsito, especialmente nas imediações das comunidades escolares, onde acontecem muitos acidentes. "É necessário que os estudantes pensem em ações solidárias, por isso precisam de orientação, incluindo o significado das placas de trânsito. Eles necessitam saber disso não somente quando vão fazer teste para a habilitação", destaca. Toigo salienta, ainda, que sua proposição busca passar esse tipo de conhecimento aos alunos.

24/09/2013 - 20:35
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo