Voltar para a tela anterior.

Medalha Honeyde Bertussi reconhece quatro tradicionalistas gaúchos

A sessão solene foi alusiva às celebrações da Semana Farroupilha


Quatro tradicionalistas gaúchos foram homenageados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta terça-feira (17/09), no plenário da Casa. Cleu Pelessari Camassola, Eloir Castilhos e Priscila Tisott, além de Elio da Rosa Xavier, o conhecido Porca Veia (distinção especial), receberam a Medalha Honeyde Bertussi. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, conduziu a cerimônia.

Como de hábito, a indumentária gaúcha acompanhou o vereador Jó Arse. Ressaltou que a comenda, desde 1998, já agraciou conhecidos nomes da cultura sul-rio-grandense. Citou Ivan Vargas, João Luiz Comandulli, Manoelito Carlos Savaris e Zanildo Nascimento de um total de 40 homenageados, no período. "Uma das características do nosso povo é o companheirismo e a hospitalidade. Seja onde for, se tiver alguém tomando o seu mate, já se sabe ser possível chegar e se aquerenciar", enalteceu.

Após receberem a medalha e o diploma, os homenageados ocuparam a tribuna, de onde fizeram os agradecimentos. Entre os pontos destacados, ganhou ênfase a noção de valor à família, como forma manter acesa a chama do amor pelo Rio Grande.

O prefeito Alceu Barbosa Velho ressaltou a sua amizade com os agraciados desta edição. Salientou, sobretudo, a sensibilidade dos vereadores, ao indicarem dois experientes e uma jovem para a premiação. Atentou que, nas provas de tiro de laço do último final de semana, nos pavilhões da Festa da Uva, foram reunidos 92 piquetes com 15 laçadores cada um. Para ele, tal dimensão só é encontrada em Caxias do Sul.

Quando aos homenageados, Cleu fundou o centro de tradições gaúchas (CTG) Rancho Velho e, neste ano, chegou a capataz patrimonial da 25ª Região Tradicionalista. Eloir sempre se revelou exímio laçador e se tornou patrão do CTG Coração Serrano, conquistando 200 troféus entre as modalidades patrão, peão e piquete. Desde criança, Priscila participava de concursos de prenda, quando alcançou o posto de 1ª prenda do Rio Grande do Sul, no período 2006/2007. Ao término da solenidade, Priscila declamou a poesia "Os olhos do negrinho", de Dimas Costa.

Destaque com a comenda especial, Porca Veia começou aos seis anos de idade, na vida artística. Com 17 CD e dois DVD gravados, ao longo da sua carreira, o cantor recebeu dois discos de ouro. No repertório de sucessos, estão: Lembranças, Gaitaço, Fandangueiro, Marca Borrada, Gaiteiro por demais.

Instituída em 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello, a Medalha Honeyde Bertussi contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A comenda especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em níveis estadual ou nacional.

17/09/2013 - 22:03
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo